Manual orienta a cobertura de temas relacionados a imigrantes e refugiados

 

Pesquisadoras do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional da Universidade TU Dortmund (Alemanha) produziram um manual, que acaba de ser publicado pela Unesco, para orientar a produção de reportagens sobre temas que envolvem migração e ingresso de refugiados. A SBPJor é parceira na divulgação desse trabalho.

Susanne Fengler, Monika Lengauer e Anna-Carina Zappe são as autoras do manual, intitulado “Reportando sobre imigrantes e refugiados: um guia para educadores em jornalismo”, com 319 páginas, resultado de seis anos de trabalho preparatório e análises científicas pela equipe da Universidade TU Dortmund.

Fengler ministrou a conferência de abertura do encontro anual da SBPJor em 2020, sob convite dos pesquisadores associados da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) Danilo Rothberg, Fernando Oliveira Paulino e Rogério Christofoletti, no âmbito do projeto de pesquisa “Comunicação e democracia: responsabilidade da mídia, serviço público de radiofusão, acesso à internet e direito à informação na Alemanha e no Brasil”, apoiado por meio do Edital 14/2019 do Programa Probral – Projetos de Cooperação em Pesquisa entre o Brasil e a Alemanha – Capes/Daad, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O projeto articula a Universidade TU Dortmund com Unesp (Universidade Estadual Paulista), UnB (Universidade de Brasília) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Em entrevista divulgada pelo Instituto Erich Brost, Fengler comentou a relevância do lançamento. “Embora o tema da migração domine as manchetes em todo o mundo repetidas vezes, decidindo os resultados de eleições, até agora não havia um manual abrangente para jornalistas”, disse. “No entanto, é precisamente este grupo que tem um papel fundamental a desempenhar no debate público”. No total, 34 convidados internacionais contribuíram para o projeto, que foi financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e pela Fundação Robert Bosch. O manual foi elaborado para ser interdisciplinar e dirigido a institutos de jornalismo, educadores e estudantes, além de profissionais da mídia em todo o mundo. Treze capítulos transmitem conhecimento básico sobre as condições, razões e impactos subjacentes às migrações, adaptado às necessidades de jornalistas em formação e em atividade.

 

O Manual pode ser acessado aqui.

 

A conferência de abertura do 18º SBPJor, realizada por Susanne Fengler, está disponível no canal do YouTube da SBPJor. Acesse aqui.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.