Manual orienta a cobertura de temas relacionados a imigrantes e refugiados

 

Pesquisadoras do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional da Universidade TU Dortmund (Alemanha) produziram um manual, que acaba de ser publicado pela Unesco, para orientar a produção de reportagens sobre temas que envolvem migração e ingresso de refugiados. A SBPJor é parceira na divulgação desse trabalho.

Susanne Fengler, Monika Lengauer e Anna-Carina Zappe são as autoras do manual, intitulado “Reportando sobre imigrantes e refugiados: um guia para educadores em jornalismo”, com 319 páginas, resultado de seis anos de trabalho preparatório e análises científicas pela equipe da Universidade TU Dortmund.

Fengler ministrou a conferência de abertura do encontro anual da SBPJor em 2020, sob convite dos pesquisadores associados da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) Danilo Rothberg, Fernando Oliveira Paulino e Rogério Christofoletti, no âmbito do projeto de pesquisa “Comunicação e democracia: responsabilidade da mídia, serviço público de radiofusão, acesso à internet e direito à informação na Alemanha e no Brasil”, apoiado por meio do Edital 14/2019 do Programa Probral – Projetos de Cooperação em Pesquisa entre o Brasil e a Alemanha – Capes/Daad, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O projeto articula a Universidade TU Dortmund com Unesp (Universidade Estadual Paulista), UnB (Universidade de Brasília) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Em entrevista divulgada pelo Instituto Erich Brost, Fengler comentou a relevância do lançamento. “Embora o tema da migração domine as manchetes em todo o mundo repetidas vezes, decidindo os resultados de eleições, até agora não havia um manual abrangente para jornalistas”, disse. “No entanto, é precisamente este grupo que tem um papel fundamental a desempenhar no debate público”. No total, 34 convidados internacionais contribuíram para o projeto, que foi financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e pela Fundação Robert Bosch. O manual foi elaborado para ser interdisciplinar e dirigido a institutos de jornalismo, educadores e estudantes, além de profissionais da mídia em todo o mundo. Treze capítulos transmitem conhecimento básico sobre as condições, razões e impactos subjacentes às migrações, adaptado às necessidades de jornalistas em formação e em atividade.

 

O Manual pode ser acessado aqui.

 

A conferência de abertura do 18º SBPJor, realizada por Susanne Fengler, está disponível no canal do YouTube da SBPJor. Acesse aqui.