MEC homologa diretrizes curriculares nacionais de Jornalismo

O Ministério da Educação aprovou, nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2013, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de jornalismo do país. A publicação no Diário Oficial da União conclui o processo iniciado junto ao MEC em 2009, mas que remonta, enquanto debate da comunidade, ao final da década de 90, que foi formalizado no documento do “Seminário Nacional de Diretrizes Curriculares de Ensino de Jornalismo”.

Dentre outras mudanças, as DCNs instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo, bacharelado. As diretrizes receberam parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE) em deliberação realizada em fevereiro  de 2013. Em junho de 2013, as entidades SBPJor, FNPJ e Fenaj assinaram e dirigiram ao Ministro da Educação Aloísio Mercadante, uma Carta Pública em prol da homologação das DCNs de Jornalismo.

Agora, a partir da homologação, os cursos de graduação em Comunicação/Jornalismo e Jornalismo passam a ser regidos pelas novas Diretrizes. A SBPJor, por meio da sua lista de associados, e a FENAJ, por meio de formulário que estará disponível no site da entidade, estão colhendo dúvidas de seus associados professores de jornalismo, com o objetivo de construir um mapa que ajude os coordenadores de curso no processo de transição, sendo o MEC a instância de consulta.

Os integrantes da Comissão que elaborou as diretrizes curriculares do curso de Jornalismo foram: José Marques de Melo (presidente), Alfredo Vizeu, Carlos Chaparro, Eduardo Meditsch, Luiz Gonzaga Motta, Lucia Araújo, Sergio Mattos e Sônia Virgínia Moreira. O processo de elaboração do documento, no MEC, envolveu ainda três audiências públicas, nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a Comissão recebeu sugestões encaminhadas por meio de consulta pública que ficou disponível no portal do MEC.

Leia aqui o documento Seminário Nacional de Diretrizes Curriculares de Ensino de Jornalismo, Campinas, 1999
Leia aqui o documento da comissão de especialistas
Leia aqui Carta SBPJor sobre as diretrizes, ano 2010
Leia aqui o Parecer do CNE, aprovado pelo CNE em maio 2013
Leia aqui a Carta Aberta da SBPJor, FENAJ, FNPJ ao Ministro da Educação, junho de 2013
Leia aqui a homologação pelo MEC em 13/09/2013