“Narrativa(s) e democracia” é tema do quarto episódio do SBPJor em Redes 2022

Debate será promovido pela Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami/SBPJor).

No momento em que relações sociais, estruturas de poder e arcabouços democráticos enfrentam tensões em territórios os mais diversos, uma série de questionamentos parece, naturalmente, se avizinhar da pesquisa acerca dos processos comunicativos. De que modo, afinal, têm se delineado os contornos (retóricos, estéticos etc.) da arena política na contemporaneidade? As múltiplas possibilidades de construção narrativa permanecem a estruturar e a manter as bases (comunicativas) necessárias às participações, às negociações e aos compartilhamentos, na esfera pública, dos diversos atores sociopolíticos? Como se configuram, hoje, as narratividades aptas a ampliar a reflexão sobre o status da democracia e a natureza da vida ética? Tais são algumas das nuances a mobilizar o quarto episódio do SBPJor em Redes 2022, “Narrativa(s) e democracia”, organizado pela Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami).

O debate virtual vai acontecer na quinta-feira, (01/09), às 14h. Contaremos com a participação de Ângela Marques, professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Integrante do MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG); o Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ, UFV) e do Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP). O encontro também vai contar com a presença de Fábio Castro, professor associado da Universidade Federal do Pará e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA), no Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Também coordena o Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA) no CNPq. 

O debate será mediado pelo professor Maurício Guilherme Silva Jr do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e do Centro Universitário UNA. Integra a coordenação colegiada da Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami).

 O quarto episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no slot deposit 5000 Youtube. Inscreva-se no canal para receber as notificações.