Nota de Pesar

A SBPJor lamenta o falecimento do professor Benedito Medeiros Neto, ocorrida ontem (12/12). Professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB, era membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec. Parceiro de projetos de pesquisa aplicada com as/os colegas da JorTec e, de forma especial, com as/os colegas da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC).
Em sua trajetória acadêmica e profissional, Medeiros esteve à frente dos estudos que buscavam diálogo entre Ciência da Computação e Jornalismo. Sua formação era diversificada sendo especialista em Engenharia Elétrica/Inteligência Artificial pela UnB (1986), era Engenheiro Eletricista/Telecomunicações também pela UnB (1975). Foi Consultor para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações e Coordenador de Gestão do Conhecimento e Avaliação do Programa GESAC. O doutorado foi concluído em 2012, em Ciência da Informação pela Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Realizou estudos de pós-doutoramento em Literacy digital e mobile learning pela Escola de Comunicação e Arte/USP (2014). Em 2018, foi professor visitante no Computer Science Department, Brunel University, Londres, Reino Unido.
Deixa um legado para a interdisciplinariedade da Comunicação, do Jornalismo e Ciências da Computação e é uma grande perda para todos nós.
Há poucos dias, lançou numa “live” seu último livro, resultado do trabalho do grupo de pesquisa MDM (Mídia Digital Multimodal), intitulado “Digital Convergence in Contemporary Newsrooms”.
.
Nossos profundos sentimentos aos familiares, amigas e amigos.