Nota de pesar – Luiz Gonzaga Motta

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) lamenta profundamente a morte do professor Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, aos 80 anos, ocorrida na manhã de hoje, sexta-feira (09/06). Motta era professor-titular aposentado da Universidade de Brasília (UnB). Foi um dos fundadores da SBPJor, em 2003, entidade da qual foi vice-presidente de 2003 a 2007. Em depoimento ao projeto Memória da SBPJor ele contou: “A ideia se concretizou finalmente na reunião de Brasília em 2003, quando a SBPJor foi criada por mais de 100 pesquisadores. Me orgulho de estar no grupo original. Foi um enorme prazer trabalhar nos primeiros anos da SBPJor com meus colegas”. Também atuou como editor da Brazilian Journalism Research (BJR), que se transformou em revista de referência internacional do campo da pesquisa em jornalismo.A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) lamenta profundamente a morte do professor Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, aos 80 anos, ocorrida na manhã de hoje, sexta-feira (09/06). Motta era professor-titular aposentado da Universidade de Brasília (UnB). Foi um dos fundadores da SBPJor, em 2003, entidade da qual foi vice-presidente de 2003 a 2007. Em depoimento ao projeto Memória da SBPJor ele contou: “A ideia se concretizou finalmente na reunião de Brasília em 2003, quando a SBPJor foi criada por mais de 100 pesquisadores. Me orgulho de estar no grupo original. Foi um enorme prazer trabalhar nos primeiros anos da SBPJor com meus colegas”. Também atuou como editor da Brazilian Journalism Research (BJR), que se transformou em revista de referência internacional do campo da pesquisa em jornalismo.

 

Motta era doutor em Comunicação de Massa pela University of Wisconsin – Madison (EUA). Atuou como assessor internacional em projetos de comunicação para o desenvolvimento, como consultor do UNICEF e da ANDI. Foi Secretário Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e Secretário de Estado da Comunicação do Governo do Distrito Federal (1995-1998). Foi editor do observatório de mídia “Mídia & Política”. Atuou ainda como secretário de comunicação da Universidade de Brasília, onde fundou e editou a revista de divulgação científica e cultural Darcy, da UnB.

 

Na Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB compôs o grupo de docentes que reconstruiu a FAC, depois da fatídica intervenção da ditadura militar. No curso de jornalismo da UnB, o professor Gonzaga Motta criou o jornal-laboratório Campus e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UnB. Deixa um legado em obras que influenciam fortemente os estudos, ensino e pesquisa do campo de jornalismo e comunicação, no Brasil e América Latina. Para além do seu legado científico, Motta deixa entre nós o traço do afeto e da generosidade com que eram suas características marcantes.
Aos familiares, amigas e amigos nossos profundos sentimentos!

 

 

Diretoria Executiva da SBPJor
Samuel Pantoja Lima (Presidente), Cíntia Xavier (Vice-presidenta), Lívia de Souza Vieira (Diretora Administrativa), Rafael Bellan (Diretor Científico) e Alciane Baccin (Diretora Editorial).