Nota de pesar – Nilson Lage

Prezado(a)s pesquisadore(a)s,
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) registra seu profundo pesar pelo falecimento na noite de ontem, 23/08, aos 84 anos, do professor e pesquisador Nilson Lage.

Jornalista, mestre em Comunicação, doutor em Linguística e Filologia. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aposentou-se em 2006 no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 50 anos de atividades profissionais. Difícil mensurar a importância do professor Nilson Lage para os estudos do jornalismo. Referência obrigatória nas grades curriculares dos cursos, seus textos e livros formaram e tem formado profissionais por todos as regiões do país.

Entre suas obras principais podemos lembrar “Ideologia e Técnica da Notícia” (Vozes, 1979), considerado um marco nas teorias do jornalismo brasileiras, “Linguagem Jornalística” (Ática, 1986), texto didático para os momentos iniciais da formação acadêmica, “A reportagem – teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística” (Record, 2001), que trata do papel do repórter e da apuração bem realizada, todos esses textos ganharam sucessivas reedições.

“Escolhi minhas trincheiras para uma luta modesta e desarmada”, disse o aguerrido pensador em uma de suas memórias. Lage também lutava contra um câncer. A SBPJor se solidariza com os familiares, amigos e colegas. O corpo do professor será cremado às 15h desta terça no Crematório Catarinense, em Palhoça (SC).