Nota de repúdio

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) vem a público manifestar seu repúdio à Medida Provisória 905/2019, que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas (artigos do Decreto-Lei 972/1969) e de outras treze profissões.

Como entidade devotada à pesquisa em Jornalismo, a SBPJor entende que a defesa da vitalidade dos estudos que resultem no avanço do estado da arte do campo passa também pela junção de forças com outras instâncias da sociedade civil – cada qual com contribuições em seu campo de atuação – que se mobilizam pela defesa de um Jornalismo de qualidade e plural – substrato essencial para uma vida democrática plena.

Dessa forma, considera inaceitável o retrocesso ao campo do Jornalismo que a medida anunciada pelo Governo Federal representa. Entende ainda que se trata de mais um ataque coordenado ao projeto histórico de uma imprensa livre e democrática no Brasil, contribuindo para sua precarização e para o enfraquecimento do exercício profissional calcado em valores éticos e deontológicos.

A SBPJor também conclama seus associados para que possam atuar junto aos representantes parlamentares em todas unidades da federação de modo a manifestar a insatisfação frente à irresponsabilidade medida governamental.

Diretoria da SBPJor (2019-2021)

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.