Nota de repúdio

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) vem a público manifestar seu repúdio à Medida Provisória 905/2019, que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas (artigos do Decreto-Lei 972/1969) e de outras treze profissões.

Como entidade devotada à pesquisa em Jornalismo, a SBPJor entende que a defesa da vitalidade dos estudos que resultem no avanço do estado da arte do campo passa também pela junção de forças com outras instâncias da sociedade civil – cada qual com contribuições em seu campo de atuação – que se mobilizam pela defesa de um Jornalismo de qualidade e plural – substrato essencial para uma vida democrática plena.

Dessa forma, considera inaceitável o retrocesso ao campo do Jornalismo que a medida anunciada pelo Governo Federal representa. Entende ainda que se trata de mais um ataque coordenado ao projeto histórico de uma imprensa livre e democrática no Brasil, contribuindo para sua precarização e para o enfraquecimento do exercício profissional calcado em valores éticos e deontológicos.

A SBPJor também conclama seus associados para que possam atuar junto aos representantes parlamentares em todas unidades da federação de modo a manifestar a insatisfação frente à irresponsabilidade medida governamental.

Diretoria da SBPJor (2019-2021)