Nota de repúdio

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) junta-se à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a outras entidades representativas para manifestar seu repúdio aos ataques sofridos, nos últimos dias, por jornalistas e por veículos de imprensa, em razão da discussão sobre a necessidade de isolamento social ou durante a cobertura do tema, no mais severo estágio da crise de contágio da Covid-19 no Brasil.

Na segunda-feira, 15 de março de 2021, profissionais da TV Serra Dourada, do jornal O Popular e do site E Mais Goiás foram agredidos em Goiânia (GO) durante o trabalho de cobertura da manifestação contra o fechamento do comércio local (ver: https://fenaj.org.br/nota-de-repudio-go-2/). Na quarta-feira, dia 17 de março de 2021, a sede da Folha da Região e da Rádio Cidade, em Olímpia (SP), veículos que funcionam no mesmo prédio, onde no segundo andar reside a família do editor, foi criminalmente incendiada após o recebimento de ameaças contra o posicionamento de combate ao negacionismo científico relacionado à Covid-19 (ver: https://fenaj.org.br/jornalista-sofre-atentado-olimpia/). Tais casos somam-se a centenas de outros ataques e agressões físicas e simbólicas que veículos jornalísticos brasileiros têm recebido por diferentes canais, em especial nas redes sociais, em função da cobertura da pandemia.

Na posição de Associação Científica devotada à pesquisa em Jornalismo, a SBPJor repudia qualquer ataque covarde a seus dois principais pilares de sustentação: o Jornalismo como atividade social fundamental ao estado democrático de direito e o pensamento crítico como essência da emancipação humana.

Diretoria da SBPJor (2019-2021)