Nota de repúdio

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) junta-se à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a outras entidades representativas para manifestar seu repúdio aos ataques sofridos, nos últimos dias, por jornalistas e por veículos de imprensa, em razão da discussão sobre a necessidade de isolamento social ou durante a cobertura do tema, no mais severo estágio da crise de contágio da Covid-19 no Brasil.

Na segunda-feira, 15 de março de 2021, profissionais da TV Serra Dourada, do jornal O Popular e do site E Mais Goiás foram agredidos em Goiânia (GO) durante o trabalho de cobertura da manifestação contra o fechamento do comércio local (ver: https://fenaj.org.br/nota-de-repudio-go-2/). Na quarta-feira, dia 17 de março de 2021, a sede da Folha da Região e da Rádio Cidade, em Olímpia (SP), veículos que funcionam no mesmo prédio, onde no segundo andar reside a família do editor, foi criminalmente incendiada após o recebimento de ameaças contra o posicionamento de combate ao negacionismo científico relacionado à Covid-19 (ver: https://fenaj.org.br/jornalista-sofre-atentado-olimpia/). Tais casos somam-se a centenas de outros ataques e agressões físicas e simbólicas que veículos jornalísticos brasileiros têm recebido por diferentes canais, em especial nas redes sociais, em função da cobertura da pandemia.

Na posição de Associação Científica devotada à pesquisa em Jornalismo, a SBPJor repudia qualquer ataque covarde a seus dois principais pilares de sustentação: o Jornalismo como atividade social fundamental ao estado democrático de direito e o pensamento crítico como essência da emancipação humana.

Diretoria da SBPJor (2019-2021)

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.