Nota de repúdio pelo fechamento sucessivo de Programas de Pós-graduação em Comunicação no Brasil

O mais recente foi o da Universidade Tuiuti do Paraná, que decidiu encerrar o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCL)

A diretoria executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) vem a público repudiar a sequência de encerramentos de Programas de Pós-graduação em Comunicação no país. A área, que já acumula o fechamento dos Programas da Unisinos (RS), da Cásper Líbero (SP) e dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo da Fiam-Faam e ESPM (SP), agora perde mais um, com a decisão da direção da Universidade Tuiuti do Paraná pelo encerramento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCL). O PPGCL é o mais antigo do Paraná na área de Comunicação, e muitos pesquisadores e pesquisadoras em Jornalismo foram e são discentes e/ou docentes da instituição.

Além dos encerramentos, houve, nos últimos anos, constantes desmontes de quadros de docentes de outros programas de Pós-Graduação, com demissões recorrentes e injustificadas, não recomposição em decorrência de aposentadorias e ameaças de fechamentos em muitas instituições.

Quando se fecha um Programa de Pós-Graduação não se encerram somente as vagas para mestrado e doutorado. Interrompe-se o ciclo de investimentos públicos e privados em pesquisa, descontinuam-se carreiras docentes, desarticulam-se grupos de pesquisas e projetos. O fechamento de um curso de pós-graduação atenta contra a política pública educacional do país e não pode ser uma decisão simplesmente organizacional e de limitada visão econômica.

A diretoria da SBPJor entende que ações de desrespeito à pós-graduação e aos pesquisadores do país somente podem cessar se o Ministério da Educação tomar uma posição resoluta, que inclui:  não autorização de abertura de novos cursos (de pós-graduação e graduação) para instituições que encerram cursos ou realizam demissões coletivas de forma injustificadas; suspensão de financiamentos, condicionada ao investimento nos programas; aplicação de multas em casos de desmonte ou encerramento sem justificativa; criação de mecanismos para que tais ações impactem negativamente a avaliação de cursos de graduação pelo MEC.

A diretoria da SBPJor se solidariza com colegas docentes e discentes de todos os programas encerrados, e expressa o reconhecimento das contribuições que ofereceram e oferecem para a pesquisa em Jornalismo e em Comunicação do Brasil. Ademais, junta-se às demais organizações da área em apelo para que a decisão de fechamento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP seja revista.

Brasília, 3 de junho de 2024

Diretoria Executiva da SBPJor