NOTA PÚBLICA – Suspensão da avaliação quadrienal da Capes 2017-2020

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), em sintonia com o conjunto das entidades científicas no universo das humanidades, endossa a posição do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) de cobrar, formalmente, à Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um esclarecimento à comunidade científica, relacionado às ações que vêm sendo tomadas para que o processo de Avaliação Quadrienal 2017-2020 seja finalizado e para que as distorções pontuadas na ação movida pelo Ministério Público Federal sejam debatidas e aperfeiçoadas em futuros processos.

A carta do FCHSSALLA, encaminhada em 30 de setembro de 2021, ressalta: “O processo de avaliação da pós-graduação, realizado nos últimos 45 anos, é um instrumento que tem por objetivo principal qualificar a pós-graduação stricto sensu, de maneira a promover a formação continuada e o desenvolvimento científico brasileiro. A Avaliação Quadrienal deve ser encarada como um instrumento para promover o equilíbrio entre as regiões e garantir democraticamente o acesso ao ensino de qualidade. A CAPES, ao longo dos seus 70 anos de existência, deve atender à necessidade de uma política de Estado, tendo como responsabilidade principal zelar e defender o Sistema Nacional de Pós-Graduação.”

Em consonância com outras associações científicas, a SBPJor entende que a defesa da Avaliação Quadrienal 2017-2020, conduzida pelas atuais coordenações de áreas, leva em consideração o cumprimento do Plano Nacional de Pós-Graduação e o modelo de avaliação construído no âmbito da CAPES – entendida como órgão de estado voltado a políticas públicas para o desenvolvimento da educação brasileira –, que permitiu viabilizar um dos mais robustos e qualificados sistemas de pós-graduação do mundo.

Entende-se que a defesa da continuidade da Avaliação Quadrienal 2017-2020 constitui um dever dos atores sociais devotados à pesquisa científica no Brasil, o que não livra o campo de aperfeiçoar constantemente seus processos em busca de uma ciência inclusiva e solidária voltada à equidade de oportunidades e engajada na solução dos graves problemas sociais do país.

Além de apoiar a manifestação do FCHSSALLA, a SBPJor também endossa as manifestações da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciência (ABC), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM).

Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)