Volume de artigos submetidos ao II JPJor cresce 100%

O número recorde de trabalhos  submetidos ao II JPJor – 2° Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo evidenciou a força da pesquisa em Jornalismo nos cursos de graduação. Foram 115 inscrições em 2012, um aumento superior a 100% em relação ao encontro do ano passado, no Rio de Janeiro, que teve 57 inscrições. “A manter a mesma proporção de aceites – cerca de 75% – este II JPJor terá em torno de 85 trabalhos”, avalia um dos coordenadores do Encontro de Jovens Pesquisadores, o professor Victor Gentilli (Ufes).
Entre os mais de 100 artigos inscritos, há trabalhos de todas as regiões do Brasil. Muitos resultantes de trabalhos de conclusão de cursos – TCCs  – e outros oriundos de atividades de Iniciação Científica – ICs. Em relação ao encontro do ano passado, uma das novidades do II JPJor foi  a exigência de um documento do professor-orientador confirmando e avalizando o texto.
Os trabalhos encaminhados para o II JPJor foram estruturados no mesmo formato e serão avaliados de acordo com os mesmos critérios utilizados para as comunicações livres do 10° Encontro SBPJor. Cada trabalho é enviado a dois pareceristas, que realizam uma avaliação cega, sem identificação de autoria. Em caso de empate o artigo é encaminhado para um terceiro parecerista.
Os coordenadores do II JPJor informam que doutorandos podem se cadastrar para auxiliar na emissão de pareceres, quando ” vão adquirindo experiência em sistemas de avaliação”, acrescenta Gentilli. Para se cadastrar os interessados devem encaminhar mensagem eletrônica para sbpjor.jovenspesquisadores@gmail.com.
O II JPJor é um evento paralelo ao 10º Encontro da SBPJor, que será realizado na PUC-PR, em Curitiba. As inscrições serão únicas, e os jovens pesquisadores participarão de integralmente de suas atividades que ocorrem de 8 a 10 de novembro.
Serviço
II Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo
Quando: 8 de novembro de 2012
Local: Sede da PUCPR, Curitiba
Contato: