NOTÍCIAS

Associações cobram medidas para coibir ameaças e morte de profissionais do jornalismo

Para quem não conseguiu ver ainda, reproduzimos íntegra da nota assinada pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), que é presidida pela coordenadora do CPCT, Roseli Fígaro, em conjunto com a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) e Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp).

Leia mais »

(ATUALIZADA) SBPJor 2022 – Abertas submissões de trabalhos para o 20º SBPJor e 12º JPJor

Neste ano, a SBPJor retoma a realização presencial dos eventos anuais, que acontecem de 9 a 11 de novembro de 2022, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE).

O tema desta edição é “Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois”. Com a temática, a SBPJor pretende abordar os vinte anos de realização dos encontros que têm promovido debates e reflexões essenciais para a construção do campo de pesquisa em jornalismo no Brasil.

Leia mais »

Dia nacional da liberdade de imprensa

Hoje, dia 07 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Esta data é celebrada desde 1977, quando cerca de 3 mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a instauração de uma imprensa livre no Brasil. Naquela época, o país ainda estava sob o regime militar, implantado em 1964. O dia ficou marcado para assegurar que a liberdade de imprensa e o direito dos cidadãos à informação permaneçam aos brasileiros perante a Constituição Federal. 

Leia mais »