Nova Edição da BJR destaca Dossiê sobre Jornalismo Militante, Ativista e de Combate

A Brazilian Journalism Research tem o prazer de anunciar o lançamento da sua mais recente edição, trazendo um dossiê inovador e impactante sobre o tema “Jornalismo Militante, Ativista e de Combate”. Publicado em dezembro de 2023, esse dossiê apresenta uma análise aprofundada das diversas facetas e desafios enfrentados por jornalistas engajados em causas sociais e políticas.

A edição conta com a valiosa contribuição de renomados editores convidados, que desempenharam um papel fundamental na construção desse dossiê. São eles: Rogério Christofoletti, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; Salvador De León, da Universidad Autónoma de Aguascalientes, México; e Denis Ruellan, da Sorbonne Université, França. Com suas perspectivas únicas e expertise, esses editores colaboraram para reunir uma seleção diversificada de textos que exploram as complexidades do jornalismo militante, ativista e de combate.

Uma das principais reflexões apresentadas no texto de introdução desse dossiê destaca a batalha que ainda ocorre nas redações em relação à adoção de posicionamentos e causas:

“Nos dias em que vivemos, ainda se combate nas redações a possibilidade de adotar lados e de assumir causas. Os textos que reunimos neste volume podem ajudar a chacoalhar essas certezas. Nas situações-limite, somos desafiados a escolher entre lutar ou fugir. A coragem pode estar em confrontar a ameaça, enfrentar o próprio medo ou duvidar das verdades estabelecidas. Uma pauta pode ser uma causa e a coragem é tão necessária para o jornalismo como a curiosidade.”

A nova edição da Brazilian Journalism Research é uma leitura indispensável para acadêmicos, profissionais da área e todos aqueles interessados em compreender o impacto e a relevância do jornalismo militante, ativista e de combate na sociedade contemporânea. Convidamos você a explorar os textos instigantes que compõem essa edição e a se envolver nas discussões provocativas que emergem dessas páginas.

Para acessar a edição completa e obter mais informações, visite o site da Brazilian Journalism Research, em https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/issue/view/68