PAGF tem novo coordenador

[lang_pt]


Rogério Christofoletti (Univali) assumiu a coordenação do PAGF para a edição de 2009.  O Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) de Jornalismo foi criado pela SBPJor em 2004. Com três edições realizadas, o objetivo do prêmio é identificar os pesquisadores que apresentam contribuições relevantes para a pesquisa na área e consolidar o jornalismo como campo científico.

Apesar de recente, Christofoletti destaca que em apenas três anos o prêmio atraiu a atenção de pesquisadores de todos os níveis e com altíssima qualidade nos trabalhos. “O sucesso do PAGF demonstra ao menos duas coisas: primeiro, a comunidade ansiava por reconhecimentos deste tipo, e o prêmio veio a bom tempo; segundo, a pesquisa em jornalismo no Brasil já alcança patamares muito bons, e o prêmio dá a visibilidade necessária para os trabalhos de maior vulto”.

Segundo o coordenador, além de destacar as mais relevantes pesquisas feitas no país, o PAGF contribui para ajudar a reconhecer a tradição dos pesquisadores mais experientes que auxiliaram na construção do jornalismo como um terreno de pesquisa. “O PAGF consegue ao mesmo tempo lançar luzes sobre as pesquisas inovadoras, contemporâneas e em andamento”, diz.

Christofoletti, membro da comissão julgadora do PAGF desde sua primeira edição,  considera que o prêmio caminha para uma fase de maturidade e de consolidação dos esforços de sua implantação. “Em 2009, queremos ampliar o número de trabalhos recebidos, dinamizar os processos internos de avaliação e continuar a premiar o que há de melhor na pesquisa em jornalismo no Brasil”.




[/lang_pt]