O 4º episódio do SBPJor em Redes debate reconfigurações nas coberturas radiojornalísticas de guerras à pandemia

Evento online será organizado pela Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor/SBPJor)

 

Na próxima sexta-feira (25/9), às 16h,  acontece o quarto episódio do SBPJor em Redes que tem como tema “Notícias do front – Reconfigurações do radiojornalismo da cobertura de guerra à pandemia”. O bate-papo é promovido pela Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor/SBPJor), com transmissão ao vivo no canal da SBPJor no YouTube

Nesta edição os  convidados são: Luciano Klöckner (vice-coordenador do GT História da Mídia Sonora – Alcar), Eduardo Meditsch (UFSC), Debora Lopez  (UFOP/UFPR),  Luãn Chagas  (UFMT) e Nelia Del Bianco (UnB/UFG). A mediação fica por conta dos coordenados da RadioJor, Valci Zuculoto (UFSC) e Marcelo Kischinhevsky  (UFRJ/UERJ)

Luciano Klöckner é vice-coordenador do GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). Autor de “O Repórter Esso, a síntese mundial que fez história”, adaptado para livro a partir da dissertação de Mestrado e da tese de Doutorado.

Eduardo Meditsch  é professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua desde 1982 e segue como voluntário após aposentadoria como Professor Titular em 2016. Coordena, também na UFSC, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Conhecimento e co-lidera o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa).

Debora Lopez é professora dos Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e membro do conselho diretor da da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), ambos na UFOP. 

 Luãn Chagas é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da UFMT em Cuiabá. Na UFMT coordena o Projeto de Extensão em Rádio e Podcast (Comunicast) e o Projeto de Pesquisa em Áudio e Jornalismo (AudioJor). Também integra o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

Nelia Del Bianco é professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação das Universidade de Brasília (UnB) e Federal de Goiás (UFG).  Estuda sobre o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo.

 Valci Zuculoto  atua como professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJor/UFSC). Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Valci é coordenadora da Rádio Ponto UFSC, integrante do Conselho da  Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) e líder do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa) da UFSC/CNPq.  

Marcelo Kischinhevsky é diretor do Núcleo de Rádio e TV e professor dos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Membro do Conselho da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA).  

As redes de pesquisa da SBPJor congregam pesquisadores de todas as regiões do Brasil e realizam trabalhos conjuntos de grande fôlego que contribuem para a consolidação do campo de estudos em jornalismo.

Serviço: O terceiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube.