Pesquisador espanhol apresentará os resultados de um projeto de pesquisa sobre a participação das audiências no jornalismo

O professor Pere Masip, da Universidade Ramon Llull (Espanha), será responsável pela conferência de abertura do 12º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. A palestra ‘Audiencias activas y periodismo: ¿Ciudadanos implicados o consumidores motivados?’ acontece na noite de 6 de novembro, na Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que sediará o Congresso.

Na Conferência Pere Masip, junto com sua colega Bella Palomo Torres, da Universidade de Málaga, vão debater o papel das tecnologias interativas e sua aplicação na produção de conteúdo midiática e na promoção dos valores da democracia. Os pesquisadores espanhóis se interessam pelas motivações que levam a audiência a colaborar com a prática jornalística e as implicações desse processo no funcionamento da mídia e de sua função na democracia.

Pere Masip é coordenador do projeto ‘Audiencias activas y periodismo’ (http://www.audienciasactivas.com). Para o 12º Encontro, cujo tema é ‘Pesquisa em Jornalismo para o Século 21: as audiências e a reconfiguração dos sujeitos’, a SBPJor chegou a convidar o Prof. António Fidalgo, reitor da Universidade Beira Interior (Portugal), para ser o conferencista do evento. Infelizmente, Fidalgo cancelou vinda ao Brasil para cuidar de questões relacionadas à administração da sua universidade.