Pesquisa analisa presença do Novo Jornalismo na revista Claudia

No pimg_6297rimeiro dia de apresentações de trabalhos da SBPJor, Natalia Rocha Paranhos da Silva, aluna de sexto ciclo do curso de jornalismo da Univali, apresentou sua pesquisa sobre jornalismo de revista e jornalismo literário. Ela participou do grupo de jovens pesquisadores (JPJOR) no tema “Reportagem e processo de editoração”.

No artigo intitulado “O novo jornalismo nos textos da revista Claudia”, Natália parte de uma análise de conteúdo qualitativa afim de identificar elementos do Novo Jornalismo em matérias da revista Claudia, em matérias publicadas em 2015. A palestrante entende que a dinâmica editorial de revista permite aprofundamento e desenvolvimento maior nos textos, o que justifica características do novo jornalismo estarem presentes nas reportagens da revista.

Utilizando os quatro elementos elencados por Tom Wolf como definição de Novo Jornalismo: a construção de cenas para provocar imersão no leitor, a utilização de diálogos, o ponto de vista de terceira pessoa como descrição da personalidade da fonte e o status de vida como base teórica para categorização das reportagens analisadas na revista. Enquanto outras revistas viveram momentos de crise, inclusive com redução de tiragem, a revista Claudia manteve seu bom desempenho. Para a pesquisadora, isso de deve à existência de elementos narrativos característicos do Novo Jornalismo, que promoveram aprofundamento das reportagens e uma variação maior de temas ligados à sociedade e à cultura, alterando inclusive o perfil da revista.

Texto: Gustavo Afonso Duarte das Neves

Foto: Douglas Heizen