Pesquisa mundial sobre ensino de jornalismo pretende identificar papéis, valores e qualificações profissionais do jornalista no século XXI

O Conselho Mundial de Ensino em Jornalismo (World Journalism Education Council – WJEC) iniciou no dia 7 de janeiro a coleta de informações para a pesquisa internacional intitulada “Papéis, valores e qualificações do jornalista no século XXI: Como os professores de jornalismo ao redor do mundo vêm o futuro de uma profissão em transição”.

No Brasil, a aplicação do questionário da pesquisa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej) e a Intercom, com coordenação dos professores Sonia Virgínia Moreira (Uerj/Intercom/WJEC), Marluce Zacariotti (UFT) e Marcelo Bronosky (UEPG).

Os professores de jornalismo no Brasil interessados em participar da pesquisa podem responder as perguntas do questionário em português no link https://s.chkmkt.com/?e=205817&d=e&h=E3E2A7D53723BCB  – acessível via computador, tablet ou celular. Todas as respostas são confidenciais. Ao responder o questionário, os participantes concordam que os dados da pesquisa global fiquem armazenados em um banco de dados seguro, com acesso restrito aos pesquisadores liderados pelo Dr. Nico Drok, da Universidade Windesheim de Ciências Aplicadas (Holanda).

O projeto parte da ideia de que o ensino de jornalismo deverá ter no futuro um papel mais relevante no desenvolvimento do jornalismo profissional do que teve no passado. O objetivo é comparar como os professores envolvidos com o ensino nos vários países consideram o futuro dessa profissão em transição. A meta é apresentar os dados comparativos globais no Congresso Mundial de Ensino de Jornalismo programado para Beijing em julho de 2022. O questionário tem versões em inglês, chinês, francês, russo e português.

A data limite para responder às perguntas do questionário é 28 de fevereiro de 2021.