Pesquisadores lançam livro sobre trabalho dos jornalistas

Os pesquisadores Roseli Figaro, Claudia Nonato e Rafael Grohmann vão lançar, na noite de autógrafos da SBPJor 10 anos, o livro As mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas. Fruto de uma pesquisa de mais de três anos, realizada na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a obra tem o objetivo de “verificar as mudanças no perfil do profissional jornalista e no modo de organização do trabalho dele, visto as relevantes transformações ocorridas no panorama dos meios de comunicação, por meio das tecnologias e da cultura da convergência midiática”.

A publicação aponta para uma série de transformações ocorridas nas rotinas produtivas do jornalismo, que dentre outras causas, foram decorrentes da compressão do tempo e do espaço, em função das novas possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação. Para os autores, essa compressão foi assimilada nos processos de produção, de modo a reduzir o tempo para a reflexão, a apuração e a pesquisa no trabalho jornalístico. Além disso, o livro pretende responder às seguintes questões: o que tudo isso representa em termos de mudanças no perfil do profissional e nas formas de relação com o trabalho? Como a vida desse trabalhador se organiza no trabalho? O que ele pensa sobre o próprio trabalho e sobre o jornalismo?

“As mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas” estará disponível na Sessão de Lançamentos da SBPJor 10 anos, que ocorrerá no dia 8 de novembro, às 20h, na UnB. Mais informações estão disponíveis em http://atlas.com.br/hotsite/promoebooks/ ou em www.eca.usp.br/comunicacaoetrabalho.

https://www.facebook.com/events/236987626455729/?fref=ts

sbpjor.livros@gmail.com>