Premiados em destaque

[lang_pt]


Marcos Palacios (UFBA), Suzana Barbosa (UFF), Marcelo Ruschel Träsel (UFRGS) e Gabriela Jardim Rocha (PUC-Minas) foram os vencedores da edição 2008 do Prêmio Adelmo Genro Filho. Em sua terceira edição, o destaque foram os trabalhos de pesquisa ligados ao jornalismo online. Outro detalhe interessante é que Marcos Palacios, professor titular de jornalismo da Federal da Bahia, foi premiado duas vezes: uma como Sênior e outra como orientador da tese de Suzana Barbosa, sobre jornalismo digital em base de dados, escolhida como a melhor entre as inscritas este ano. Bem humorado, Palacios destaca que “em meio a crise, nada como receber não uma, mas DUAS boas notícias em um só dia! “.

Barbosa declara que o PAGF marcará sua carreira acadêmica a partir de agora, aumentando ainda mais a responsabilidade de atuar em ensino, pesquisa e orientação. “Representa também o reconhecimento às investigações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL/UFBA)”, acrescenta.

Para Träsel, professor da PUC-RS e vencedor da categoria Mestrado, o prêmio lhe dá confiança para seguir com suas pesquisas, sobretudo agora que começa a planejar o doutorado. “Indica que escolhi um caminho considerado relevante pelo campo do Jornalismo e que vale a pena continuar buscando articular de maneira crítica os conceitos de nossa tradição teórica com os elementos novos apresentados pela mídia digital”, diz. O trabalho do pesquisador foi sobre webjornalismo participativo.

Com uma monografia que discute o jornalismo colaborativo, a ganhadora do primeiro lugar em Iniciação Científica, Gabriela Rocha, vê o PAGF como o reconhecimento de esforço, dedicação e trabalho em equipe. Assim como Träsel, Rocha, que atua como assessora de comunicação em Minas, diz que o prêmio é um estímulo. ” A carreira acadêmica é um sonho a ser perseguido para, um dia, compartilhar este conhecimento através de aulas”. Atualmente, a jornalista cursa pós-graduação em Produção em Mídias Digitais.

Confira a relação completa dos vencedores clicando aqui


[/lang_pt]