Prêmio Luciana Mielniczuk – Melhor Parecer BJR 2022

 

Os revisores desempenham um papel crucial no processo de edição de uma revista, os pareceres colaboram para a qualificação do relato da pesquisa e garantem a excelência dos textos publicados. No entanto, apesar de bastante trabalhoso e decisivo, a revisão tende a ser uma parte invisível do processo de publicação de uma revista. A Brazilian Journalism Research (BJR), periódico editado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), preza pela valorização e estímulo do trabalho dos pareceristas. Desde 2021, a revista reconhece o melhor parecer emitido para artigos submetidos à revista através de uma premiação. 

 

A partir deste ano, o Prêmio BJR de Melhor Parecer levará o nome da professora Luciana Mielniczuk. Precocemente falecida em 2018, Luciana é referência nos estudos de jornalismo digital íbero-americanos e também foi diretora científica da SBPJor entre os anos de 2011 e 2015.  O corpo editorial da BJR decidiu homenageá-la como forma de reconhecer seu importante trabalho científico e valorizar suas contribuições para o desenvolvimento da revista. Laura Storch, editora da BJR, destaca que “homenagear Luciana é um gesto singelo, mas relevante. Ela sempre foi incentivadora do trabalho da BJR e sua competência científica marca a potência da pesquisa brasileira sobre jornalismo”.

 

A seleção do melhor parecer de 2022 foi realizada considerando os seguintes critérios de seleção: a) rigor da avaliação: apego às normas e aos argumentos; b) profundidade da avaliação: interação com o texto e leitura criteriosa dos argumentos do artigo; e c) contribuição aos artigos: contribuição à reflexão examinando pontos fracos, propondo perspectivas complementares e/ou alternativas e comentando o método e a análise.

 

Nesta segunda edição, Julie Firmstone, professora da Universidade de Leeds, no Reino Unido, foi indicada ao prêmio. A pesquisadora definiu o recebimento  da premiação como uma “surpresa adorável”  e destaca: “Eu levo o papel [de parecerista] muito a sério, pois sei por experiência própria quanta diferença uma crítica bem pensada e construtiva pode fazer para um autor”. A respeito da importância do trabalho do parecerista para a construção coletiva do conhecimento, Julie afirma que “a revisão por pares pode adicionar perspectivas e percepções à pesquisa que podem melhorar e expandir a relevância de um artigo”. A pesquisadora explica que um bom parecer deve destacar os pontos positivos do trabalho, bem como apontar aspectos que podem ser melhorados. Para finalizar, ela diz: “Fazer uma revisão não é dizer a alguém como você teria feito a pesquisa de maneira diferente. Em vez disso, trata-se de ajudar a tornar o que existe o melhor possível”.