Prêmio Vladimir Herzog 2025 abre inscrições e lança categoria extra sobre democracia

Estão abertas, de 10 de maio a 10 de junho, as inscrições para a 47ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Reconhecido como um dos mais importantes e tradicionais prêmios do jornalismo brasileiro, a iniciativa é voltada a profissionais da imprensa e das artes visuais que, por meio de seu trabalho, contribuem para a promoção dos direitos humanos, da democracia e da justiça social.

Podem ser inscritos trabalhos produzidos entre os anos de 2023 e 2025, nas áreas de texto, foto, vídeo, áudio, arte, multimídia e livro-reportagem, realizados por jornalistas, repórteres fotográficos, ilustradores e escritores.

Categoria Extra

Em edição especial, o prêmio também contará com uma Categoria Extra: Defesa da Democracia, criada para marcar os 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog e destacar trabalhos que abordem a política nacional, os ataques ao Estado democrático de direito e a atuação das instituições brasileiras na proteção da democracia. Nesta categoria, será possível se inscrever até as 18h do dia 23 de setembro de 2025, com produções realizadas entre 8 de janeiro de 2023 e 23 de setembro de 2025.

A organização do prêmio é conduzida pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio de outras instituições da sociedade civil — entre elas, a SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

Inscrições e regulamento completo disponíveis no site:
🔗 www.premiovladimirherzog.org 

Confira o Calendário

Período de inscrições: 

Categorias tradicionais – 10 de maio a 10 de junho 2025

Categoria Extra: Defesa da Democracia – 10 de maio a 23 de setembro de 2025

Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 7 de outubro, terça-feira, 14h, com transmissão ao vivo 

Roda de Conversa com os ganhadores e Solenidade de Premiação: 27 de outubro, segunda-feira, no Tucarena, em São Paulo  

Comissão organizadora e promotora

Criado em 1979, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos homenageia, desde então, profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais no Brasil. A premiação também mantém viva a memória do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo. 

Em sua trajetória, o prêmio tornou-se uma das mais importantes referências no campo do jornalismo comprometido com a democracia, a justiça social e a liberdade de expressão. Desde a histórica edição de 45 anos, realizada em 2023, o prêmio passou a ser organizado pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou vínculos político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo. A entidade é composta por 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog.

Entre os membros da organização estão: Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Artigo 19, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Conectas Direitos Humanos, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Conselho Federal da OAB, Instituto Socioambiental (ISA), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Intercom, União Brasileira de Escritores (UBE), entre outras entidades.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.