A organização do 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou, nesta terça-feira (23), os finalistas da edição 2025. Este ano, foram 469 produções inscritas nas categorias Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem.
No marco dos 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog, foi criada a Categoria EXTRA – Defesa da Democracia, voltada a produções que reforcem a importância do jornalismo na preservação do Estado democrático de direito.
Os vencedores das sete categorias tradicionais e da nova categoria serão conhecidos em 7 de outubro, das 14h às 18h, em sessão pública de julgamento com transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube.
Criado em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog é uma das mais importantes distinções jornalísticas do país, reconhecendo profissionais e produções que se destacam na promoção dos direitos humanos. Desde 2023, a premiação é organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, em parceria com 18 entidades da sociedade civil, entre elas a SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, que integra a comunicação e divulgação do Prêmio.
A solenidade de premiação será realizada em 27 de outubro, às 20h, no Tucarena (PUCSP), em São Paulo, precedida pela tradicional Roda de Conversa com os ganhadores, das 14h às 17h, no mesmo local.
Confira os finalistas no site oficial: www.premiovladimirherzog.org