Primeiro episódio do SBPJor em redes 2022 tem como tema “O perfil do jornalista brasileiro: resultados da pesquisa nacional 2021”

Debate será promovido pela Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij-SBPJor).

Nesta sexta (08/8), às 16h, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) dará início ao SBPJor em Redes 2022. O primeiro episódio tem como tema “O perfil do jornalista brasileiro: resultados da pesquisa nacional 2021” em parceria com a Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij). O objetivo dos debates é fortalecer as redes de pesquisa e discutir assuntos pertinentes ao jornalismo.

No primeiro encontro, contaremos com os convidados: Edgard Patrício de Almeida Filho, Samuel Pantoja Lima e Janara Nicoletti. Edgard Patrício Filho é jornalista, professor do Curso de Jornalismo/Instituto de Cultura e Arte e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), coordena o grupo de pesquisa PráxisJor – Práxis no Jornalismo (UFC) e o Programa de Extensão Comunicação e Políticas Públicas. Já Samuel Lima (Samuca) é professor e pesquisador do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (JOR/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Coordenou a pesquisa “Perfil dos Jornalistas Brasileiros (2021)” e integra a equipe de pesquisa “Desempenho do papel jornalístico ao redor do globo – Palco Brasil” e também é o atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A outra convidada é a pesquisadora Janara Nicoletti, associada ao Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Em 2020, Jamara recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho, na categoria doutorado. Sua tese propôs um modelo de análise da relação entre as condições de trabalho dos jornalistas e a qualidade das notícias.

A primeira edição do SBPJor 2022 será mediada pela doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP Janaína Visibeli (UEMG).


Serviço: O primeiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube. A cada 15 dias haverá uma live pelo canal.