Rapidinhas – julho de 2009

[lang_pt]



1. O II Congresso AE-IC “C+D: Comunicação e desenvolvimento na era digital” recebe propostas de artigos e painéis até 10 de julho. Todas as propostas, relacionadas ao tema geral do congresso, devem ser adequadas a uma das seções temáticas da Associação Espanhola de Investigação da Comunicação (AE-IC), disponíveis neste link. O evento será realizado em Málaga, de 3 a 5 de fevereiro de 2010. Os papers deverão vir acomanhados de um resumo de 500 palavras contendo: antecedentes, objeto, metodologia e resultados. Os mesmos aspectos devem estar presentes nos resumos dos painéis, desta vez com 1000 caracteres. As propostas de painéis devem incluir um moderador e mais três ou quatro convidados, que conformarão uma sessão com duração máxima de 120 minutos. Os convidados deverão ser de pelo menos três instituições de investigação distintas. Para mais informações e formulário de envio de propostas, acesse: http://www.aeic2010malaga.org/.

2. A Galaxia recebe artigos para seu 2º número – edição especial sobre Jornalismo – até 15 de julho. A revista propõe um dossiê “Jornalismo” com a temática da necessidade de repensar a função atual do jornalismo como forma de conhecimento e de refletir sobre os parâmetros mais adequados para uma formação de qualidade dos futuros jornalistas e dos pesquisadores da disciplina, capaz de contribuir para o enfrentamento das mudanças nas rotinas produtivas e para a produção de conteúdos e reflexões mais críticos. Esta é a temática do Dossiê “Jornalismo” proposto pela revista Galáxia. Para mais informações e submissão de artigos, acesse: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia

3. A  Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec), pertencente à SBPJor, lança convite  para novas adesões e para submissão de papers para as Mesas Coordenadas que pretende realizar no próximo encontro da SBPJor. O prazo interno de submissão de papers é de 27 de julho e podem ser enviados para digital@walterlima.jor.br. Clique aqui para a chamada oficial de trabalhos para o congresso.

4. Está aberta a chamada de artigos para o segundo número da MATRIZes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Serão aceitos artigos para as seções “Em pauta: artigos livres” e “Media Literacy: artigos sobre produção das mídias” e também resenhas de livros publicados recentemente. Os textos devem ter 35 mil caracteres e virem acompanhados de resumos em português e inglês, cada um deles com 300 caracteres. O prazo de envio de trabalhos é 31 de julho, para o e-mail: matrizes@usp.br. Mais informações: http://www.matrizes.usp.br.

5. A V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã traz agora a Mostra de Vídeo Cidadão, um espaço para a apresentação de trabalhos audiovisuais que busquem a promoção da cidadania e a participação da comunidade nos veículos de comunicação. Os interessados em participar devem enviar até 1º de setembro seus vídeos (gravados em formatos como .avi, .mpeg, .wmv e .vob), acompanhados de resumo, por Correio, para:V Conferência Nacional de Mídia Cidadã/ Departamento de Comunicação Social (Decs)/ Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)/ rua Padre Salvador Renna, 875/Guarapuava (PR)/CEP 85015.430. A mesma data é estipulada para o envio de resumos de propostas de trabalhos para a II Feira Nacional de Mídia Cidadã – espaço para intercâmbio de experiências em comunicação cidadã – para o e-mail: midiacidada2009@unicentro.br. Quanto à submissão de artigos científicos, o trabalho completo deve ser enviado entre 1º de julho e 1º de agosto. Para normas e mais informações, acesse: www.unicentro.br/midiacidada2009.








[/lang_pt]