Rapidinhas – maio de 2009

[lang_pt]


1. O CNPq está consultando a comunidade científica sobre critérios para Bolsas de Produtividade. Os pesquisadores têm até 31 de maio para enviar sua colaboração. Essas sugestões serão analisadas pelos CAs, e os critérios serão aprovados pelo Conselho Deliberativo na reunião de junho próximo. A assessoria do CNPq informa que, para dar sua sugestão, o pesquisador deve entrar na página onde estão os critérios correspondentes ao CA de sua área de atuação (http://www.cnpq.br/cas/cas.htm).

2.O XII Seminário de Inverno sobre Estudos em Comunicação, promovido pelo Curso de Jornalismo/DeCom e Especialização em Mídia, Política & Atores Sociais, da UEPG/PR  terá como tema  “Interesse público e estratégias editoriais no campo jornalístico”. O evento será realizado de 22 a 25 de junho de 2009, no Pequeno Auditório da UEPG (Campus Centro).

3. O Centro de Massmedia da Faculdade de Jornalismo da Universidade Estadual de São Petersburgo (Rússia) está organizando a XII Curso de Verão de Jornalismo para profissionais de jornalismo, relações púbicas e demais habilitações. O curso será realizado de 25 de junho a 1º de julho de 2009 e terá como tema: “Mídia em crise: Problemas e Soluções”. O programa, conduzido em russo, incluirá palestras, seminários, visitas e mesas-redondas sobre assuntos relacionados a jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda. Os interessados devem se inscrever até 15 de junho. Para mais informações, entrar em contato com Dmitry A.  Ruschin (ruschin@mail.ru) ou acessar os sites: http://www.rus.jf.pu.ru/ e http://www.massmedia.pu.ru/school.

5. O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou em colaboração com o Instituto da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) a versão portuguesa do Portal da Comunicação: www.portalcomunicacao.com. O lançamento ocorreu por ocasião dos 10 anos do OberCom e dos 8 anos do “Portal de la Comunicación”. O portal em português pretende dar visibilidade internacional às publicações, eventos e investigação científica realizada no Brasil e em Portugal e promover redes de colaboração entre cientistas brasileiros e europeus. Os interessados em publicar trabalho, publicações ou evento na área da comunicação e estudos de mídia no Portal da Comunicação, devem enviá-los para o e-mail: portalcom@uab.cat

6. Estão abertas as inscrições para o IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação. O evento, promovido pela Intercom e pela Société Française des Sciences de l’Information et de la Communication(SFSIC), será realizado dias 3 e 4 de setembro, na Universidade Positivo em Curitiba, Paraná. Entre os objetivos do colóquio, está a divulgação da produção científica e profissional da área no Brasil e na França, aprofundando as relações bilaterais de estudos em desenvolvimento e futuros. Os trabalhos deste ano darão prioridade aos estudos comparados em torno de três eixos nos quais os pesquisadores poderão inserir suas propostas: desafios da pesquisa em Comunicação no Brasil e na França, estudos comparados entre Brasil e França, avanços da pesquisa em Comunicação no Brasil e na França. O prazo final para o envio de trabalhos é 30 de junho de 2009. Para mais informações e inscrição, acesse: www.intercom.org.br

7. Estão no ar os 3º e 4º números da revista RuMuRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias (ISSN 1982-677X), uma publicação do “Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas” (ECA-USP) voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas sobre temas da comunicação, mídias e linguagem. A edição atual inaugura o novo site da revista: www.rumores.usp.br. Interessados em publicar textos nos próximos números, deverão enviá-los até 30 de julho (de acordo com as normas para publicação disponíveis no site) para o e-mail: rumores@usp.br.




[/lang_pt]

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.