Rapidinhas – maio de 2009

[lang_pt]


1. O CNPq está consultando a comunidade científica sobre critérios para Bolsas de Produtividade. Os pesquisadores têm até 31 de maio para enviar sua colaboração. Essas sugestões serão analisadas pelos CAs, e os critérios serão aprovados pelo Conselho Deliberativo na reunião de junho próximo. A assessoria do CNPq informa que, para dar sua sugestão, o pesquisador deve entrar na página onde estão os critérios correspondentes ao CA de sua área de atuação (http://www.cnpq.br/cas/cas.htm).

2.O XII Seminário de Inverno sobre Estudos em Comunicação, promovido pelo Curso de Jornalismo/DeCom e Especialização em Mídia, Política & Atores Sociais, da UEPG/PR  terá como tema  “Interesse público e estratégias editoriais no campo jornalístico”. O evento será realizado de 22 a 25 de junho de 2009, no Pequeno Auditório da UEPG (Campus Centro).

3. O Centro de Massmedia da Faculdade de Jornalismo da Universidade Estadual de São Petersburgo (Rússia) está organizando a XII Curso de Verão de Jornalismo para profissionais de jornalismo, relações púbicas e demais habilitações. O curso será realizado de 25 de junho a 1º de julho de 2009 e terá como tema: “Mídia em crise: Problemas e Soluções”. O programa, conduzido em russo, incluirá palestras, seminários, visitas e mesas-redondas sobre assuntos relacionados a jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda. Os interessados devem se inscrever até 15 de junho. Para mais informações, entrar em contato com Dmitry A.  Ruschin (ruschin@mail.ru) ou acessar os sites: http://www.rus.jf.pu.ru/ e http://www.massmedia.pu.ru/school.

5. O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou em colaboração com o Instituto da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) a versão portuguesa do Portal da Comunicação: www.portalcomunicacao.com. O lançamento ocorreu por ocasião dos 10 anos do OberCom e dos 8 anos do “Portal de la Comunicación”. O portal em português pretende dar visibilidade internacional às publicações, eventos e investigação científica realizada no Brasil e em Portugal e promover redes de colaboração entre cientistas brasileiros e europeus. Os interessados em publicar trabalho, publicações ou evento na área da comunicação e estudos de mídia no Portal da Comunicação, devem enviá-los para o e-mail: portalcom@uab.cat

6. Estão abertas as inscrições para o IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação. O evento, promovido pela Intercom e pela Société Française des Sciences de l’Information et de la Communication(SFSIC), será realizado dias 3 e 4 de setembro, na Universidade Positivo em Curitiba, Paraná. Entre os objetivos do colóquio, está a divulgação da produção científica e profissional da área no Brasil e na França, aprofundando as relações bilaterais de estudos em desenvolvimento e futuros. Os trabalhos deste ano darão prioridade aos estudos comparados em torno de três eixos nos quais os pesquisadores poderão inserir suas propostas: desafios da pesquisa em Comunicação no Brasil e na França, estudos comparados entre Brasil e França, avanços da pesquisa em Comunicação no Brasil e na França. O prazo final para o envio de trabalhos é 30 de junho de 2009. Para mais informações e inscrição, acesse: www.intercom.org.br

7. Estão no ar os 3º e 4º números da revista RuMuRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias (ISSN 1982-677X), uma publicação do “Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas” (ECA-USP) voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas sobre temas da comunicação, mídias e linguagem. A edição atual inaugura o novo site da revista: www.rumores.usp.br. Interessados em publicar textos nos próximos números, deverão enviá-los até 30 de julho (de acordo com as normas para publicação disponíveis no site) para o e-mail: rumores@usp.br.




[/lang_pt]