Rapidinhas – novembro de 2009

[lang_pt]


1. O Grupo de Pesquisa de Jornalismo Popular e Alternativo da ECA-USP (Alterjor) acaba de lançar o primeiro número da sua revista on line – http://www.usp.br/alterjor – que traz artigos, ensaios, perfis e reportagens.  O Alterjor reúne professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que desenvolvem estudos e pesquisas em jornalismo popular e alternativo. A publicação semestral do Alterjor aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva. Os trabalhos deverão ser enviados por email para lumaluly@usp.br e dennisol@usp.br. Para normas, consulte o site.

2. A Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) oferece o curso de extensão “O Rio de João do Rio”. As aulas  serão às 2ª e 4ª feiras, das 19h às 22h, entre 16 de novembro e 2 de dezembro de 2009. Com carga horária de 18 horas,o curso pretende elaborar uma reflexão sobre o papel do cronista João do Rio na tessitura da narrativa sobre o cotidiano da cidade. O coordenador é o Prof. Dr. Carlos Alexandre de Carvalho Moreno e o público-alvo são profissionais graduados e graduandos a partir do 5º período nas áreas de Comunicação Social, Artes, Literatura e Cultura Popular, Ciências Sociais e áreas afins. O valor do curso é de R$ 250,00 e as inscrições podem ser feitas pelo site www.cepuerj.uerj.br, pelos telefones (021) 2334-0639/2334-0500/2334-0300/ 2334-0803 ou pelo e-mail: cext.lpo@gmail.com.

3. A Revista Vivência, publicação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou o edital da nova edição, com o tema central “comunicação e modernidade na América Latina”. O objetivo é debater a presença dos meios de comunicação em meio aos processos de independência colonial que começaram a surgir no continente a partir de 1810 e criar um foro de reflexão sobre a participação da mídia no formato das sociedades locais. Serão aceitos artigos e ensaios. Também serão analisadas para publicação resenhas sobre bibliografia recente e comentários sobre aportes teóricos consagrados em estudos publicados há mais tempo. Para as normas de publicação, acesse www.cchla.ufrn.br/vivencia. A publicação será lançada em maio/junho de 2010 e os trabalhos devem ser enviados até 30 de dezembro de 2009 pelo e-mail: vivencia@cchla.ufrn.br.

4. Em 2010, comemoram-se o centenário de nascimento e os 25 anos de morte do presidente Tancredo Neves. As pesquisadoras Nair Prata e Wanir Campelo – ambas do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) – estão organizando um livro com o objetivo de relacionar o presidente e a imprensa, a ser lançado em sua data de falecimento, 21 de abril. Aqueles que se interessarem, poderão contribuir com artigos sobre o tema, de acordo com as seguintes especificações: 15 páginas, Times, corpo 12, espaçamento 1,5, possibilidade de um CD/DVD com áudios e vídeos. O deadline é 31 de dezembro de 2009 e os textos deverão ser enviado para os e-mails: nairprata@uol.com.br e wanircampelo@uai.com.br.

5. Está aberta até o dia 31 de janeiro a chamada de trabalhos para o Congresso da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação – IAMCR 2010, que será realizado em Braga (Portugal), entre 12 e 22 de julho de 2010. O tema será “Comunicação e cidadania”. Alguns exemplos de sessões são “rede de jovens pesquisadores” e “pesquisa em comunicação política”; e de grupos de trabalho, “mídia, religião e cultura” e “políticas globais de mídia”. Os temas emergentes abordados serão “crise e comunicação” e “cultura visual”. Os resumos podem ser escritos em inglês, francês ou espanhol. Para maiores informações e envio dos textos, acesse www.iamcr2010portugal.com


[/lang_pt]