Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade dos Jornalistas

A Diretoria da SBPJor divulgou a formalização de uma nova Rede de Pesquisas vinculada a entidade. A Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas foi proposta pelos pesquisadores Fábio Pereira (UNB) e Aldo Schmitz (UFSC), com o apoio de outros 24 pesquisadores de diferentes instituições do país – todos com participação efetiva nas discussões da Rede. Na solicitação, os proponentes afirmam que os debates sobre a temática já ocorrem nos congressos da SBPJor, a partir de comunicações coordenadas e que “a formalização junto à SBPJor seria um passo natural no fortalecimento da Rede, refletindo, de certa forma, o nosso histórico de participação na Associação e o desejo de estabelecer uma parceria consolidada e duradoura com a entidade”.

A proposta foi avaliada pelo Diretor Científico da SBPJor, Marcos Paulo da Silva, que observou os requisitos regulamentais e deu parecer favorável para a formalização da Rede de Pesquisa. No parecer ele observou que “mesmo ainda não formalizada, a Rede [… mantinha] atividades rotineiras, como a realização constante de Sessões Coordenadas e o desenvolvimento de pesquisas interinstitucionais – o que também satisfaz, ainda que não fosse obrigatório no âmbito de uma Rede não formalizada, os Artigos 6o e 7o do Regulamento”. O parecer foi avaliado e discutido pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Científico da SBPJor, que também aprovaram os procedimentos.

A Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas é a quinta Rede de Pesquisa da SBPJor – que também abriga a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JORTEC), a Rede Narrativas Midiáticas Contemporâneas (RENAMI), a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI) e a Rede de Pesquisas em Telejornalismo (TELEJOR).

Para a presidente da SBPJor, Monica Martinez, a nova Rede “tem um foco relevante de investigação e já surge com relações internacionais consistentes. Além disso, a formação da nova Rede reforça os esforços da SBPJor na consolidação de grupos transversais de pesquisa e seu estímulo para que as pesquisa sobre Jornalismo desenvolvidas no Brasil tenham visibilidade regional e nacional, mas também internacional”.

 

 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.