Reunião em SP define proposta de consenso para TAC

[lang_pt]A proposta consensual sugere que a Comunicação passe a ter seis subáreas: 1) Cibercultura e Tecnologias da Comunicação, 2) Comuicação Audiovisual: Cinema, Rádio e TV, 3) Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Propaganda, 4) Jornalismo e Editoração, 5) Mediações e Interfaces Comunicacionais e 6) Teorias da Comunicação. O campo da comunicação decidiu encaminhar uma lista de 232 especialidades utilizadas para identificar as pesquisas realizadas na área. Pela proposta fechada em São Paulo, a Grande Área voltaria a ser denominada Ciências Sociais Aplicadas em substituição ao Ciências Socialmente Aplicáveis, como definido pela Comissão. Estiveram presentes na reunião, além do professor Elias Machado, representando a SBPJor, também os presidentes da INTERCOM, José Marques de Melo, da FORCINE, Maria Dora Mourão e da SOCINE, José Gatti e os representantes de área no CNPq, Maria Immacolata Vassalo Lopes e na CAPES, Marcius Freire. A Comissão CNPq/CAPES/FINEP deve se reunir no dia 16 de novembro para concluir os trabalhos e fechar uma proposta a ser adotada como a nova Tabela para as Áreas de Conhecimento. Confira a proposta consensual na íntegra: GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREAS: 1. CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO 2. COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO 3. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PUBLICAS E PROPAGANDA 4. JORNALISMO E EDITORAÇÃO 5. MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS 6. TEORIAS DA COMUNICAÇÃO ESPECIALIDADES 1.Análise Fílmica e das Formas Audiovisuais 2.Animação 3. Antropologia da Comunicação 4. Arquitetura da Informação 5. Arte e Mídia 6. Artecomunicação 7. Autoria e Direitos Autorais 8. Bibliologia 9. Cenografia 10. Cibercultura 11. Cibercomunicação 12. Ciberentretenimento 13. Cinejornalismo 14. Cinema Brasileiro 15. Cinema Estrangeiro 16. Comunicação Ambiental 17. Comunicação Científica 18. Comunicação Comunitária 19. Comunicação e Arte 20. Comunicação e Consumo 21. Comunicação e Cultura 22. Comunicação e Discurso 23. Comunicação e Educação 24. Comunicação e Entretenimento 25. Comunicação e Extensão Florestal 26. Comunicação Eclesial 27. Comunicação Empresarial 28. Comunicação Internacional 29. Comunicação e Música 30. Comunicação e Política 31. Comunicação Organizacional 32. Comunicação Persuasiva 33. Comunicação Regional 34. Comunicação Rural 35. Comunicação e Saúde 36. Comunicação e Sociabilidade 37. Comunicação e Sociedade 38. Comunicação e Subjetividade 39. Comunicação em Rede 40. Comunicação institucional 41. Comunicação Mercadológica 42. Comunicação Política 43. Comunicação Pública 44. Comunicação Religiosa 45. Comunicação Sindical 46. Consumos Culturais 47. Criação e Produção de Bens Culturais 48. Criação Cinematográfica 49. Criação Publicitária 50. Criação Radiofônica e Televisiva 51. Criação Videográfica 52. Crítica da Mídia 53. Cultura de Consumo 54. Cultura Digital 55. Cultura do Impresso 56. Culturas e Modos de Vida 57. Culturas Globais, Nacionais, Regionais, Locais e Glocais 58. Culturas Tecnológicas 59. Design Gráfico 60. Direção de Atores 61. Direção de Cinema e Audiovisual 62. Divulgação Científica 63. Direito da Comunicação 64. Documentário 65. Dramaturgia 66. Economia da Comunicação 67. Economia da Cultura 68. Economia e Gestão de Cinema e Audiovisual 69. Economia e Gestão do Jornalismo 70. Economia Editorial 71. Economia Política da Comunicação 72. Economia política e Legislação do Audiovisual 73. Edição de Cinema e Audiovisual 74. Editoração Eletrônica 75. Educomunicação 76. Ensino da Comunicação 77. Ensino da Comunicação 78. Ensino do Jornalismo 79. Epistemologia da Comunicação 80. Estereografia 81. Estética da Comunicação 82. Estéticas do Cinema e do Audiovisual Brasileiro 83. Estéticas e Linguagens do Audiovisual 84. Estratégias da Comunicação 85. Estudo de Mercado 86. Estudos Culturais 87. Estudo de Mídia 88. Ética da Comunicação 89. Ética e Defesa do Consumidor 90. Ética e Deontologia das Relações Públicas e das Organizações 91. Ética e Deontologia do Jornalismo 92. Ética e Informação 93. Ficção Radiofônica 94. Filosofia da Comunicação 95. Folkcomunicão 96. Formatos e Gêneros Jornalísticos 97. Fonografia 98. Fotografia 99. Fotografia Publicitária 100.Fotojornalismo 101. Games 102. Gêneros, Formatos e Linguagens Jornalísticos 103. Gêneros radiofônicos 104. Gêneros Televisivos 105. Gêneros Cinematográficos 106. Gestão da Cultura 107. Gestão de Processos de Comunicação Organizacional 108. Gestão Publicitária 109. Hemerografia 110. Hipermídias 111.História da Comunicação 112. História da Editoração 113. História da Imprensa 114. História da Publicidade e da Propaganda 115.História da Televisão 116. História das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional 117. História do Cinema 118. História do Jornalismo 119. História do Livro 120. História do Rádio 121. História e Economia Editorial 122. História e Teoria do Documentário 123. História Editorial 124. História da Editoração 125. História, Estética e Linguagens do Cinema e dos Meios Audiovisuais 126. Indústria Cultural 127. Inovações tecnológicas 128. Interfaces Digitais 129. Internet 130. Interpretação Cinematográfica 131. Jornalismo Brasileiro 132. Jornalismo Comunitário 133. Jornalismo Científico 134. Jornalismo Digital 135. Jornalismo Empresarial 136. Jornalismo Especializado 137. Jornalismo On-line 138. Jornalismo Segmentado 139. Jornalismo Rural 140. Linguagem e Discursos Institucionais 141. Linguagem Publicitária 142. Linguagens e Formatos de Televisão 143. Linguagens e Formatos Radiofônicos 144. Linguagens, Gêneros e Formatos (da Radiodifusão, Televisão e Videodifusão) 145. Marketing Político 146. Meios e Redes Digitais 147. Meios Impressos 148. Mercadologia 149. Metodologias da Comunicação 150. Mídias e Conhecimento 151. Mídia Digital 152. Mídias Emergentes e Alternativas 153. Mídia Impressa 154. Mídia Local 155. Midiologia Comparada 156. Modalidades de Organização das Culturas 157. Modelos de Rádio e Televisão 158. Modelos e Produtos Jornalísticos 159. Organização Editorial de Jornais 160. Pedagogia da Comunicação 161. Pensamento Comunicacional Latino-americano 162. Pesquisa em Audiovisual 163. Pesquisa em Jornalismo 164. Pesquisa em Publicidade 165. Pesquisa em Rádio e TV 166. Pesquisa em Relações Públicas 167. Pesquisa Videográfica 168. Políticas e Estratégias de Comunicação nas Organizações 169. Práticas Sociais de Leitura 170. Processos da Comunicação 171. Processos de Comunicação nas Organizações 172. Processos Interativos e Imersivos 173. Processos, Políticas e Estratégias de Comunicação das Organizações 174. Produção de Cinema e Audiovisual 175. Produção de Sentido 176. Produção e Gestão, Redes e Sistemas de Rádio, TV e Vídeo (comercial, governamental, público, comunitário, regional, local, segmentado) 177. Produção Radiofônica 178. Produção Televisiva 179. Psicologia da Comunicação 180. Publicidade Eleitoral 181. Quadrinhologia 182. Rádio e Televisão Especializados e Segmentados 183. Radioarte 184. Radiodifusão 185. Radiodifusão Comercial 186. Radiodifusão Comunitária 187. Radiodifusão Educativa 188. Radiojornalismo 189. Realização em Cinema 190. Realização em TV e Vídeo 191. Recepção Midiática 192. Redes e Modos de Circulação de Bens Culturais 193. Redes Globais, Nacionais, Regionais, Locais e Glocais 194. Relações Públicas Especializadas (governamentais, no terceiro setor, comunitárias) 195. Responsabilidade Social das Organizações 196. Retórica e Discursos Institucionais 197. Roteiro de Cinema e Audiovisual 198. Roteiro e Direção Cinematográficos 199. Roteiro, Produção, Direção e Edição do Cinema e do Audiovisual 200. Roteiro Radiofônico 201. Semiótica 202. Semiótica da Comunicação 203. Sistemas e Processos Editoriais 204. Sistemas Imersivos 205. Sistemas Interativos 206. Sociografia do Jornalismo 207. Sociologia da Comunicação 208. Som 209. Suportes Comunicacionais das Práticas de Comunicação das Organizações 210. Taxonomia da Comunicação 211. Tecnologias Audiovisuais 212. Tecnologias Digitais 213. Tecnologias da Imprensa 214. Telejornalismo 215. Telenovela 216. Teoria do Cinema e dos Meios Audiovisuais 217. Teoria da Comunicação Organizacional 218. Teoria da Imagem 219. Teoria do Rádio 220. Teoria da Televisão 221. Teoria e Ética do Jornalismo 222. Teorias da Publicidade e Propaganda 223. Teorias da Recepção 224.Teorias das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional 225. Teorias do Jornalismo 226. Teorias e História da Publicidade e Propaganda 227. Valores, Comportamentos e Estilos Culturais 228. Vídeo 229. Videoarte 230. Videodifusão 231. Vídeojornalismo 232. Videologia 233. Webdesign[/lang_pt]