[SBPJOR 2019] Balanço das Submissões

O 17º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), cujo período de recebimento de trabalhos encerrou-se na quarta-feira (31/7), recebeu um total de 176 submissões, entre 152 trabalhos com proposições individuais para as sessões de Comunicações Livres e outros 127 trabalhos em 24 propostas de Sessões Coordenadas, totalizando 279 trabalhos de 437 autores.

Em relação às instituições cujos pesquisadores estão vinculados, as submissões tiveram origem em 76 universidades/faculdades, sendo 42 instituições públicas (34 universidades federais e 8 universidades estaduais), 27 instituições brasileiras privadas ou confessionais e 7 universidades do exterior (oriundas de Portugal, Espanha, França e Estados Unidos).

Em termos regionais, 26 instituições estão localizadas na região Sudeste, 15 instituições na região Sul, 11instituições na região Nordeste, 8 instituições na região Norte e 9 instituições na região Centro-Oeste – mapa que permite identificar o fluxo regional de trabalhos submetidos ao Encontro Nacional da SBPJor.

O volume de submissões – que remeteu inicialmente à necessidade de 354 pareceres – levou a Diretoria Científica da SBPJor a mobilizar até o momento 158 pareceristas, todos pesquisadores com a titulação de Doutorado e com atuação na área do Jornalismo. Por seu turno, o 9º ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES EM JORNALISMO (JPJor) recebeu 55 artigos de pesquisadores em nível de Graduação. Para tanto, foram mobilizados até o momento 48 doutorandos de universidades de todas as regiões para a emissão de pareceres.

Nesse contexto, a Diretoria da SBPJor agradece e ressalta a importância do engajamento da comunidade de pesquisadores em Jornalismo na tarefa de constituição de uma rede de avaliadores que possa garantir o crivo crítico, a transparência e a seriedade dos procedimentos de seleção dos eventos da entidade – uma das marcas históricas distintivas da SBPJor.

Contamos com a compreensão e com a colaboração de todos os pesquisadores contatados com a tarefa vital de emissão de avaliações para o evento. No momento oportuno, ofereceremos novos balanços. A previsão é que a divulgação dos trabalhos selecionados ocorra em 3 de setembro de 2019 e a divulgação da programação detalhada do evento em 8 de outubro de 2019.

Cordialmente,

Marcos Paulo da Silva
Diretoria Científica (2017 – 2019)
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)