SBPJor anuncia vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo 2012

Graça Caldas, Frederico de Mello Brandão Tavares, Juliana Fernandes Teixeira e Carina Mersoni são os vencedores da sétima edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF), concedido anualmente pela SBPJor, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. As pesquisadoras Giovanna Gertrudes Benedetto Flores, Géssica Gabrieli Valentini e o pesquisador Tiago Schmidt Miotto receberam menção honrosa, nas categorias doutorado, mestrado e iniciação científica.

Todo o processo de avaliação pelas comissões julgadoras foi realizado por meio de revisão cega, sem a identificação dos autores, orientadores, programas, faculdades ou universidades. O trabalho de julgamento de um total de 55 trabalhos inscritos envolveu três comissões julgadoras, uma por categoria, as quais tiveram na coordenação geral do PAGF 2012, o professor Leonel Aguiar (PUC-Rio).

O rigoroso processo de julgamento teve um saldo muito positivo, segundo o coordenador do prêmio, Leonel Aguiar: “A qualidade acadêmica e a potência teórica tanto dos trabalhos vencedores quanto dos que receberam indicação para menção honrosa nas três categorias demonstram que a pesquisa em jornalismo avançou e se consolidou no país. Simultaneamente a potencialização da qualidade, tivemos um aumento do número de inscritos, com destaque para a pesquisa em jornalismo também na graduação”.

Categoria doutorado
A tese premiada é Ser revista e viver bem: um estudo de jornalismo a partir de Vida Simples, de Frederico de Mello Brandão Tavares. O doutorado do autor foi realizado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), sob orientação da pesquisadora Christa Berger.

A comissão julgadora da categoria doutorado, composta pelos pesquisadores Bruno Souza Leal (UFMG), Raquel Paiva (UFRJ) e Ronaldo Henn (Unisinos), atribuiu menção honrosa ao trabalho de Giovanna Gertrudes Benedetto Flores. A tese Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821 – 1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro foi defendida no Instituto de Estudos da Linguagem/Doutorado em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação da pesquisadora Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer.

Mestrado e Iniciação Científica
Na categoria mestrado, a vencedora foi Juliana Fernandes Teixeira com o trabalho Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001 – 2010). A dissertação premiada foi orientada pelo pesquisador Elias Machado e defendida no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Integrada por Alfredo Vizeu (UFPE), Juciano Lacerda (UFRN) e Carla Schwingel (Mackenzie), a Comissão avaliou um total de 19 dissertações. A menção honrosa, categoria mestrado, foi atribuída a A liberdade para apurar os sentidos do mundo: a produção de reportagem na revista piauí, de Géssica Gabrieli Valentini, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do pesquisador Jorge Kanehide Ijuim.

Com o maior número de trabalho inscritos, a categoria iniciação científica acolheu trabalhos de estudantes de graduação e jornalistas recém-formados. Ana Regina Rêgo (UFPI), Hebe Gonçalves (UEPG) e Liliane Machado (UnB) foram responsáveis pela avaliação de 28 trabalhos. O trabalho escolhido como vencedor foi a pesquisa Fotojornalismo na imprensa tradicional e popular: as linguagens fotográficas dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, desenvolvida por Carina Mersoni no curso de Jornalismo da Unisinos, sob orientação da pesquisadora Beatriz Sallet.

Também na categoria iniciação científica a Comissão julgadora atribuiu menção honrosa a Tiago Schmidt Miotto pelo trabalho Liberdade de imprensa e Wikileaks: uma análise do discurso da revista Época. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob orientação da pesquisadora Ada Cristina Machado da Silveira.

Pesquisadora Sênior
A categoria sênior, como estabelece o Edital, é indicada pela diretoria e Conselho Científico da SBPJor, e a premiada em 2012 é a pesquisadora Graça Caldas, pela sua contribuição à pesquisa em Jornalismo. Jornalista desde 1969, com graduação em Comunicação Social pela UFRJ, atuou em vários veículos de comunicação, entre eles, Diário de Notícias e TV Globo (Rio de Janeiro), Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil (São Paulo), e ainda nas assessorias de imprensa da Prefeitura de Campinas e da UNICAMP.

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1995) e mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela Umesp (1988), Graça Caldas é ainda especialista em Jornalismo Científico e Comunicação Integrada. Foi professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) onde orientou trabalhos de Conclusão de Curso, Lato Sensu, Mestrado (18) e Doutorado (10) na área de Divulgação Científica e Políticas Públicas de Comunicação e Ciência e Tecnologia. Na mesma instituição, coordenou o curso de Jornalismo e dirigiu a Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas (1997-2010). Foi ainda diretora acadêmica e também administrativa da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

Premiação
A cerimônia oficial de entrega da 7ª edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo ocorrerá na noite de 08 de novembro, como parte da programação do 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), que serão realizados em Curitiba, na PUC-PR, em parceria com a UTP e UFPR.

www.sbpjor.org.br