Ao Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação
À Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
À Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior Aos Gestores/as das Universidades Públicas, Privadas, Comunitárias e Confessionais

Editores/as e representantes de entidades do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA), reunidos durante evento do Fórum de Editores da ANPOLL, reforçam os princípios e diagnósticos que têm sido realizados em diversos espaços sobre a situação dos periódicos científicos das nossas áreas e apontam medidas urgentes para garantir a sobrevivência qualificada desses periódicos.
Partindo do pressuposto de que o conhecimento produzido em nossas universidades deve ser de acesso amplo e gratuito, com preocupação crescente, observamos que os financiamentos para divulgação científica, que já eram insuficientes, sofreram cortes ainda maiores. Estes cortes implicam não só no fechamento de periódicos importantes e consolidados, como ameaçam a sobrevivência de muitos outros das áreas das Humanidades, gerando um impacto negativo que vai no sentido oposto ao da democratização do acesso ao conhecimento. Em função deste quadro algumas medidas precisam ser tomadas:
  1. É urgente que as universidades apoiem de forma objetiva o trabalho de produção dos periódicos. Editores/as e demais membros de equipe, que trabalham voluntariamente, devem ter este trabalho reconhecido de forma objetiva, como, por exemplo, alocandose estas horas de trabalho na carga horária total do/da docente. Além desta proposta, é vital a existência de suporte mediante contratação de bolsistas ou produção de editais próprios de sustentação das revistas, entre outras iniciativas similares possíveis a cada Instituição.
  2. É imperativo que o trabalho de todos/as envolvidos/as na produção dos periódicos seja melhor contemplado. Em outras palavras, que este trabalho seja incorporado, de modo substantivo, como índice de avaliação nas universidades, pelas áreas e pelas agências de fomento, incluindo-se nesses processos a valorização do trabalho essencial de pareceristas.
  3. Os critérios de avaliação das áreas, incluindo os que definem o Qualis, devem levar em conta a expertise e o trabalho de editores/as de periódicos.
Acreditamos que estas ações são imprescindíveis e precisam ser priorizadas em nossos espaços acadêmicos. Caso contrário, todo o sistema de difusão do conhecimento, que se entrelaça aos sistemas de avaliação da pós-graduação, poderá ser irremediavelmente comprometido. Neste sentido, aguardamos um posicionamento sobre o que apontamos, na perspectiva de encaminhamentos e soluções resultantes dos férteis e respeitosos diálogos que sempre mantivemos.
Assinam:
Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes – FCHSSALLA
Fórum de Editores da ANPOLL
Associação Brasileira de Antropologia – ABA
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS
Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBENBio
Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR
Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC
Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC
Associação Brasileira de Professores de Italiano – ABPI
Associação Brasileira de Psicologia Política – ABPP
Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPED
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Letras e Linguística – ANPOLL
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música – ANPPOM
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP
Associação Nacional de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE
Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – Compós
Fórum de Editores da FFLCH da Universidade de São Paulo
Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio – RENBio
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC
Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE
Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP
Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS