Encontro nacional acontece na USP

[lang_pt]


O presidente da SBPJor, Carlos Franciscato, e a diretora administrativa, Claudia Lago, reuniram-se no dia 19 de fevereiro com o coordenador local do congresso, José Luiz Proença (USP), na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. A ECA-USP sediará o próximo congresso da SBPJor. A comissão organizadora definiu o tema do 7º Encontro: “A pesquisa em jornalismo em um mundo em transformação”, e a data do evento, de 25 a 27 de novembro de 2009.

O tema foi definido com a intenção de propor uma reflexão sobre o perfil e a atuação do jornalismo frente a transformações amplas das sociedades e do campo midiático, de escala mundial, nas esferas da economia, política, cultura, sociedade e tecnologia, seus efeitos sobre a atividade jornalística e o papel que as pesquisas em jornalismo têm no estudo deste processo. Segundo Carlos Franciscato o plano inicial é aumentar o número de conferências com palestrantes internacionais, já que o tema central do congresso é propício para abordagens transnacionais sobre o jornalismo. Outro objetivo é possibilitar mais tempo de exposição e debate destes conferencistas com os congressistas.

Com o crescimento no número de trabalhos científicos inscritos em 2008 e a expectativa de que haja novo crescimento em 2009, a diretoria da SBPJor está pensando em fazer mudanças na programação do congresso com a intenção de proporcionar mais espaço para apresentação e interlocução entre os pesquisadores. A comissão organizadora está também iniciando aproximações com empresas privadas possíveis parceiras na realização do congresso deste ano. Os primeiros contatos já foram feitos. “Acredita-se que com a estratégia de antecipar a atividade de captação, se possa alcançar um leque mais amplo e diversificado de apoiadores na iniciativa privada do que o registrado em 2008”, diz Franciscato.


[/lang_pt]