SBPJor divulga o número de trabalhos selecionados para Encontro Nacional

Cento e cinquenta trabalhos foram selecionados para o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores Brasileiros em Jornalismo, que será realizado em São Luís, na Universidade Federal do Maranhão, de 8 a 10 de novembro de 2010. Haverá participantes de várias regiões do Brasil, Portugal e Espanha.

Nas comunicações livres, dos 136 trabalhos enviados, 100 foram aprovados por uma comissão de pareceristas formada por mais de 80 sócios plenos (doutores) da SBPJor. A Região Nordeste teve o maior número de trabalhos inscritos (43), seguida pela Região Sudeste (40) e Região Sul (32). Há trabalhos de pesquisadores de instituições da Espanha e de Portugal.

Do total de inscritos, 109 são de pesquisadores vinculados a uma instituição pública e 27 a uma particular. Dos trabalhos selecionados, quatro universidades aparecem com o maior número de participantes: UFGRS (9), UFMA (8), UFBA (7) e UFPE (7).

Há um grande número de pesquisadores em formação que se inscreveram para apresentar resultados parciais ou finais de suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. No total de inscritos com trabalho, há 35 doutorandos e 47 mestrandos. Nas comunicações livres, 25 deles foram realizados em co-autoria. Tem crescido nas comunicações livres dos encontros da SBPJor os trabalhos feitos por dois ou mais pesquisadores. Entre inscritos com trabalho, também há 49 doutores e 26 mestres.

Nas comunicações coordenadas, o número de trabalhos feitos em co-autoria é maior. Foram selecionados 50 trabalhos das 10 mesas coordenadas organizadas para o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Destes trabalhos, 29 são textos feitos por um único autor e 21 por dois ou mais autores. Trinta e seis artigos são de pesquisadores vinculados a uma instituição pública e 14 a uma privada. Dividido por regiões, os trabalhos ficam classificados da seguinte maneira: Região Sudeste (19), Região Sul (13), Região Nordeste (11), Região Centro-Oeste (7). E há um trabalho com pesquisadores de Portugal. A participação de instituições é mais bem distribuída nas comunicações coordenadas. Ainda assim, despontam a UNB com 6 e UFSC com 4 trabalhos. No total, participam 48 doutores, 9 mestres, 9 doutorandos, 9 mestrandos e 4 alunos de iniciação científica.

Neste momento, a diretoria científica organiza a programação das comunicações livres e coordenadas. Os autores selecionados já receberam as cartas de aceite conforme se inscreveram no sistema da SBPJor. Os co-autores que necessitarem receber a carta de aceite podem entrar em contato com a diretora científica pelo e-mail clauquadros@gmail.com.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.