SBPJor divulga o número de trabalhos selecionados para Encontro Nacional

Cento e cinquenta trabalhos foram selecionados para o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores Brasileiros em Jornalismo, que será realizado em São Luís, na Universidade Federal do Maranhão, de 8 a 10 de novembro de 2010. Haverá participantes de várias regiões do Brasil, Portugal e Espanha.

Nas comunicações livres, dos 136 trabalhos enviados, 100 foram aprovados por uma comissão de pareceristas formada por mais de 80 sócios plenos (doutores) da SBPJor. A Região Nordeste teve o maior número de trabalhos inscritos (43), seguida pela Região Sudeste (40) e Região Sul (32). Há trabalhos de pesquisadores de instituições da Espanha e de Portugal.

Do total de inscritos, 109 são de pesquisadores vinculados a uma instituição pública e 27 a uma particular. Dos trabalhos selecionados, quatro universidades aparecem com o maior número de participantes: UFGRS (9), UFMA (8), UFBA (7) e UFPE (7).

Há um grande número de pesquisadores em formação que se inscreveram para apresentar resultados parciais ou finais de suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. No total de inscritos com trabalho, há 35 doutorandos e 47 mestrandos. Nas comunicações livres, 25 deles foram realizados em co-autoria. Tem crescido nas comunicações livres dos encontros da SBPJor os trabalhos feitos por dois ou mais pesquisadores. Entre inscritos com trabalho, também há 49 doutores e 26 mestres.

Nas comunicações coordenadas, o número de trabalhos feitos em co-autoria é maior. Foram selecionados 50 trabalhos das 10 mesas coordenadas organizadas para o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Destes trabalhos, 29 são textos feitos por um único autor e 21 por dois ou mais autores. Trinta e seis artigos são de pesquisadores vinculados a uma instituição pública e 14 a uma privada. Dividido por regiões, os trabalhos ficam classificados da seguinte maneira: Região Sudeste (19), Região Sul (13), Região Nordeste (11), Região Centro-Oeste (7). E há um trabalho com pesquisadores de Portugal. A participação de instituições é mais bem distribuída nas comunicações coordenadas. Ainda assim, despontam a UNB com 6 e UFSC com 4 trabalhos. No total, participam 48 doutores, 9 mestres, 9 doutorandos, 9 mestrandos e 4 alunos de iniciação científica.

Neste momento, a diretoria científica organiza a programação das comunicações livres e coordenadas. Os autores selecionados já receberam as cartas de aceite conforme se inscreveram no sistema da SBPJor. Os co-autores que necessitarem receber a carta de aceite podem entrar em contato com a diretora científica pelo e-mail clauquadros@gmail.com.