SBPJor em Redes 2023 inicia com debate sobre a regulação das plataformas e os desafios para o jornalismo

A coordenação do debate é da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij-SBPJor) 

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) dá início nesta sexta (04/8), às 17h, ao SBPJor em Redes 2023. O primeiro episódio tem como tema “Regulação das plataformas e os desafios para o jornalismo” sob coordenação da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij). O objetivo de mais essa edição do SBPJor em Redes é fortalecer as redes de pesquisa e discutir assuntos atuais pertinentes ao jornalismo.

 

No primeiro encontro, contaremos com as convidadas: Ana Regina Rêgo e Samira de Castro. Ana Regina é jornalista, doutora em Processos Comunicacionais e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Foi presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas do Campo da Comunicação. Criou e coordena atualmente a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil). Ana Regina é também pesquisadora do CNPq e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Já publicou cerca de 15 livros, dentre os quais se destacam “A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas” (2020). O foco de suas pesquisas é o fenômeno da desinformação e as interfaces com plataformas digitais e inteligência artificial, questões de saúde pública, polarização política e dissonância cognitiva .

 

A outra convidada, Samira de Castro, é também jornalista, redatora do jornal Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997. É a atual presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e membro do Comitê Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Samira também integra o Conselho Consultivo da Rede de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (RIPVG – Brasil) e a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da Fenaj. Foi titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH-CE), de 2013 a 2019. Samira está entre as/os jornalistas mais premiadas/os do Brasil e do Nordeste, segundo o portal Jornalistas & Cia.

 

A primeira edição do SBPJor 2023 será mediada pela doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, conselheira científica da SBPJor e coordenadora da Retij, Janaína Visibeli (UEMG).

 

Serviço: O primeiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no canal da SBPJor no Youtube. Inscreva-se no canal e ative as notificações para vocês serem avisadas/os dos próximos episódios, que ocorrerão a cada duas semanas.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.