SBPJor em Redes 2023 inicia com debate sobre a regulação das plataformas e os desafios para o jornalismo

A coordenação do debate é da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij-SBPJor) 

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) dá início nesta sexta (04/8), às 17h, ao SBPJor em Redes 2023. O primeiro episódio tem como tema “Regulação das plataformas e os desafios para o jornalismo” sob coordenação da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij). O objetivo de mais essa edição do SBPJor em Redes é fortalecer as redes de pesquisa e discutir assuntos atuais pertinentes ao jornalismo.

 

No primeiro encontro, contaremos com as convidadas: Ana Regina Rêgo e Samira de Castro. Ana Regina é jornalista, doutora em Processos Comunicacionais e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Foi presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas do Campo da Comunicação. Criou e coordena atualmente a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil). Ana Regina é também pesquisadora do CNPq e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Já publicou cerca de 15 livros, dentre os quais se destacam “A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas” (2020). O foco de suas pesquisas é o fenômeno da desinformação e as interfaces com plataformas digitais e inteligência artificial, questões de saúde pública, polarização política e dissonância cognitiva .

 

A outra convidada, Samira de Castro, é também jornalista, redatora do jornal Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997. É a atual presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e membro do Comitê Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Samira também integra o Conselho Consultivo da Rede de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (RIPVG – Brasil) e a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da Fenaj. Foi titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH-CE), de 2013 a 2019. Samira está entre as/os jornalistas mais premiadas/os do Brasil e do Nordeste, segundo o portal Jornalistas & Cia.

 

A primeira edição do SBPJor 2023 será mediada pela doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, conselheira científica da SBPJor e coordenadora da Retij, Janaína Visibeli (UEMG).

 

Serviço: O primeiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no canal da SBPJor no Youtube. Inscreva-se no canal e ative as notificações para vocês serem avisadas/os dos próximos episódios, que ocorrerão a cada duas semanas.