SBPJor em Redes aborda o tema “Coberturas em Telejornalismo: do 11 de setembro de 2001 à pandemia de 2020”

 

Debate será organizado pela Rede de Pesquisa em Telejornalismo (TELEJOR/SBPJor)

O terceiro episódio do SBPJor em Redes tem como tema “Coberturas em Telejornalismo: do 11 de setembro de 2001 à pandemia de 2020” e promoção da Rede de Pesquisa em Telejornalismo (TELEJOR/SBPJor). O bate-papo online vai ser no dia 11 de setembro, às 16 horas, no canal da SBPJor no Youtube. 

Nesta edição, teremos como convidados o jornalista Carlos Nascimento e os professores e pesquisadores da Rede Cárlida Emerim (UFSC), Ariane Pereira (Unicentro), Cristiane Finger (PUC/RS), Edna Mello (Unifesp) e Iluska Coutinho (UFJF). 

Carlos Nascimento é jornalista e atualmente trabalha no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), onde é âncora do programa SBT Brasil. Carlos já teve passagens por outras emissoras de referência como a Rede Globo, Rede Bandeirantes e Record. Ele foi vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e também do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2005, no comando do Jornal da Band, ganhou o Prêmio Comunique-se, ao ser escolhido como o melhor âncora da TV brasileira.

Cárlida Emerim é professora do curso de graduação e pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC/CNPq) e o Projeto de Extensão permanente TJUFSC, telejornal universitário ao vivo e diário e coberturas convergentes. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a metodologias de análise da imagem, conceitos em telejornalismo e modos de produção televisual.

Ariane Pereira é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, e diretora de Planejamento da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Ariane tem experiência nas áreas de telejornalismo, linguística com ênfase em análise do discurso e história da mídia. 

Cristiane Finger é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV). Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: televisão, televisão expandida, telejornalismo, narrativas transmidiáticas.

Edna Mello é docente do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Telejornalismo da Intercom. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, linguagem e produção audiovisual, narrativas jornalísticas em ambientes multiplataforma, produção televisiva e conteúdos para web e educomunicação.

Iluska Coutinho é professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual. Iluska desenvolve pesquisas sobre narrativa, jornalismo e emissoras públicas.

As redes de pesquisa da SBPJor congregam pesquisadores de todas as regiões do Brasil e realizam trabalhos conjuntos de grande fôlego que contribuem para a consolidação do campo de estudos em jornalismo.

Serviço: O terceiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube.