SBPJor em Redes debate “Jornalismo, plataformas e algoritmos – Sinergias e Distopias”

O 5º episódio do SBPJor em Redes é promovido pela Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec/SBPJor).

Na próxima sexta-feira (9/10), às 16h, a SBPJor realiza o quinto episódio do SBPJor em Redes que terá como tema “Jornalismo, plataformas e algoritmos – Sinergias e Distopias ”. O bate-papo é promovido pela Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec/ SBPJor), com transmissão ao vivo no canal da SBPJor no YouTube

Nesta edição os convidados são: Carlos D’Andrea (UFMG), Kerley Winques (UFSC), Laura Storch (UFSM) e Rafael Grohmann (Unisinos). A mediação será feita por Rodrigo Botelho (UFPR). 

Carlos d’Andréa é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG e coordenador do R-EST – Estudos de Redes Sociotécnicas. Foi pesquisador visitante no Departamento de Media Studies da Universidade de Amsterdã, na Holanda (2017/2018).

Kérley Winques é doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, vinculado ao CNPq. Professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas para Internet da Faculdade Ielusc (IELUSC).

Laura Storch é doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, coordenadora do Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx/UFSM) e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (CNPq/UFSM). É a atual Diretora Administrativa da SBPJor.

Rafael do Nascimento Grohmann é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour. Coordenador do projeto Fairwork, da Universidade de Oxford, no Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com estágio pós-doutoral pela UFRJ. Editor das revistas E-Compós e Fronteiras.

Rodrigo Botelho-Francisco é pesquisador vinculado aos programas de pós-graduação em Comunicação e em Gestão da Informação e docente do Departamento de Ciência e Gestão UFPR. Coordenador da Rede JorTec. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid e na Universitat Autònoma de Barcelona.

As redes de pesquisa da SBPJor congregam pesquisadores de todas as regiões do Brasil e realizam trabalhos conjuntos de grande fôlego que contribuem para a consolidação do campo de estudos em jornalismo.

Serviço: O quinto episódio do SBPJor em Redes pode ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube.