SBPJor em Redes debate “Narrativas em conflito: consensos e dissensos na comunicação”

O segundo episódio SBPJor em Redes terá como tema “Narrativas em conflito: consensos e dissensos na comunicação” e será promovido pela Rede de Pesquisas “Narrativas Midiáticas Contemporâneas” (Renami/SBPJor) no dia 28 de agosto, às 16 horas.

Neste segundo episódio, teremos como convidados Fernando Resende (UFF), com os/as debatedores/as Fabiana Piccinin (UNISC), Marta Maia (UFOP) e Mateus Passos (UMESP). O encontro terá o formato de Roda de conversa. A discussão será ao vivo e haverá mediação para receber perguntas do público.

Fernando Resende é professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha). Coordena o TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global (UFF). Trabalha com pesquisas sobre narrativas, cultura, jornalismo, alteridade e conflitos.

Fabiana Piccinin é professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul). É vice-coordenadora do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos de Narrativas Literárias e Midiáticas” (GENALIM – CNPQ), integra o Grupo de Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey – UFRGS-CNPQ) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele -CNPQ). Integra a coordenação da RENAMI, Rede de Narrativas Midiáticas e faz parte Rede de pesquisa TELEJOR, ambas ligadas à SBPJor. É editora da Revista Rizoma.

Marta Maia, pesquisadora sobre narrativas e perfis há muitos anos, é Doutora em Comunicação (pela ECA/USP), com pós-doutoramento, também em Comunicação, pela UFMG. Lançou, em 2020, o livro “Perfis no jornalismo: narrativas em Composição”, pela Editora Insular. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, vice-líder do Grupo de Pesquisa “Ponto: afetos, gêneros, narrativas” e uma das coordenadoras da Rede de Pesquisa “Narrativas Midiáticas Contemporâneas”, vinculada à SBPJor.

Mateus Yuri Passos é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e editor da revista Comunicação & Sociedade. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp. Líder do grupo de pesquisa CENA (Comunicação, Enunciação e Narrativas). Integra a coordenação da rede de pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (RENAMI/SBPJor).

As redes de pesquisa da SBPJor congregam pesquisadores de todas as regiões do Brasil e realizam trabalhos conjuntos de grande fôlego que contribuem para a consolidação do campo de estudos em jornalismo.

Serviço: O primeiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube.

Fonte: Renami