SBPJor em Redes debate narrativas midiatizadas e a emergência de vozes dissonantes

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami) realizam o segundo episódio do SBPJor em Redes 2023. A transmissão ocorre na próxima sexta-feira (15/9), às 14h, no canal do Youtube da SBPJor


O evento virtual debate o tema “Narrativas midiatizadas e a emergência de vozes dissonantes”. A processualidade da midiatização reconfigura lugares e provoca emergência de narrativas dissonantes. Nesse sentido, a produção narrativa e o próprio conceito de narrativa sofrem tensionamentos e interferências dos processos de circulação midiática que propiciam a emergência de vozes dissonantes como aquelas que representam as diversidades de origem territorial, de gênero, de raça e de classe social.


A live conta com os convidados(as): Paola Prandini, Jairo Ferreira, Jorge Kanehide Ijuim. 


Paola Prandini é jornalista, doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutoramento, foi pesquisadora-visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da University of the Witwatersrand, na África do Sul. Co-fundadora e diretora da empresa social AfroeducAÇÃO e da consultoria Afeto. Sócia-fundadora e Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), além de pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e do GELiDiS – Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação, ambos da USP. Autora dos livros “Cruz e Sousa” (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida” (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012). Consultora da Secretaria Municipal de Educação de SP, desde 2009, com foco na formação de educadoras e de educadores nas áreas de Cinema, de Educomunicação e de Equidade Étnico-Racial e de Gênero, no Brasil, e Consultora em Comunicação, Educação e Género na organização Mukadzi, em Maputo, Moçambique.


Jairo Ferreira é jornalista e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor titular na Unisinos entre 2010 e 2022 e professor adjunto entre 1995 e 2009. Pós-doutor em comunicação pela UNR (Argentina). Criador e coordenador do Grupo de Pesquisa Midiaticom (criado em 2003). Formado em Jornalismo (UFRGS, 1982) e Ciências Econômicas (UFRGS, 1992), mestre em Sociologia (UFRGS, 1997) e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com sanduíche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Education, University of Geneva (2000). Prêmio Capes-Paped 2001. Coordena os projetos Midiatização: inferências empíricas, epistemológicas e metodológicas da pesquisa de mídia no Brasil e na Suécia (Capes/Stint) e o projeto Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, diálogos norte-sul, V Edição (2022), que reúne cerca de uma centena de pesquisadores anualmente. Coordenou a criação e é editor de Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação.


Jorge Kanehide Ijuim é jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra em Portugal. Atualmente é professor aposentado/voluntário do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), subcoordenador do Grupo de Estudos Jornalismo e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


O debate conta ainda com a mediação do membro da direção colegiada da Renami, Demétrio de Azeredo Soster, que é jornalista, doutor e pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pesquisa midiatização, narrativas e jornalismo. É professor de jornalismo do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integra os grupos de pesquisa do CNPq Lejor, Midiaticom e Midiatização das Práticas Sociais. Organizou, com outros autores, 15 livros voltados à área de jornalismo, comunicação e narrativas. É autor de 13 livros de poesia, narrativas de viagem e crônicas.