SBPJor em Redes debate tendências da produção ciberjornalística em tempos de inteligência artificial

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec) realizam o quinto episódio do SBPJor em Redes 2023. A transmissão ocorre nesta quinta-feira (19/10), às 9h, no canal do Youtube da SBPJor.

O convidado é o pesquisador John Pavlik (Rutgers, The State University of New Jersey)


John V. Pavlik é professor de jornalismo e estudos de mídia na Rutgers, Universidade Estadual de Nova Jersey, EUA. Pavlik pesquisa o impacto das novas tecnologias no jornalismo, na mídia e na sociedade. Seus livros incluem Disruption and Digital Journalism, publicado em 2021 pela Routledge, Journalism in the Age of Virtual Reality, Converging Media, Media in the Digital Age, Journalism and New Media e The People’s Right to Know. Pavlik foi presidente do conselho editorial da Television Quarterly, o jornal da Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas, que concede o Emmy. Também foi ex-colaborador da CNN.com, tendo escrito sobre as consequências das mudanças tecnológicas para a mídia e a sociedade. Pavlik é autor ainda de mais de uma dúzia de pacotes de software para educação em jornalismo e comunicação, incluindo programas de reportagem para redações “Fire!”, “Fatal!” e “NewsSim”. Enquanto estava de licença da Rutgers, em 2013 atuou como Reitor Associado de Pesquisa inaugural da Northwestern University no Qatar, onde continua a conduzir pesquisas financiadas sobre mídia emergente. O Ph.D. de Pavlik. em comunicação de massa (1983) é pela Universidade de Minnesota.

O debate conta com a mediação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Jortec, Marcelo Träsel.