SBPJor encaminha proposta para diretrizes curriculares

[lang_pt]


A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) finalizou um documento visando contribuir no debate sobre as novas diretrizes para o curso de jornalismo. A proposta foi elaborada por uma comissão formada por diretores da SBPJor e composta por Carlos Franciscato, Márcia Benetti, José Salvador Faro, Rogério Christofoletti e Tattiana Teixeira. O documento, que incorporou também as propostas enviadas pelos associados da entidade, foi encaminhado à comissão de diretrizes presidida pelo professor José Marques de Melo.

Nesta contribuição, a SBPJor destaca a importância de integrar teoria e prática, incentivar o intercâmbio de saberes com universidades internacionais e aperfeiçoar o conhecimento – acadêmico e especializado – do campo em si. Aborda ainda as competências e habilidades necessárias ao jornalista, como: interpretar, explicar e contextualizar acontecimentos; identificar o que é informação de interesse público; e desenvolver atividades de ensino e pesquisa no campo do Jornalismo. Por fim, o documento discorre sobre a estruturação curricular e sobre pesquisa e pós-graduação na área.

A SBPJor pretende, com a proposta elaborada, evidenciar que a formação profissional não é um mero conjunto de técnicas, mas um conjunto de conteúdos que gabaritam o jornalista para atuar de modo ético e responsável e o capacitam para utilizar a técnica como instrumento de construção social.

Para ler o documento completo, clique aqui.





[/lang_pt]