SBPJor participa da criação de entidade internacional

[lang_pt]



A Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas de Comunicação  foi fundada no dia 18 de abril, durante o XI Congresso IBERCOM, na cidade do Funchal (Madeira, Portugal). Representantes de 11 entidades científicas, entre elas a SBPJor, participaram da criação da Confederação, que visa promover o debate e a produção científica ibero-americana em Comunicação. O Brasil abrigará a sede da Confederação, em São Paulo, e também sediará a I Conferência Mundial de Pesquisa em Comunicação Ibero-Americana e o I Forum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, programados para 2010 e 2011, respectivamente. José Marques de Melo  preside a entidade , cujo mandato da primeira diretoria é de dois anos.

Além de Marques de Melo, Elias Machado representará o Brasil na nova entidade, como diretor administrativo. Outros seis membros constituem a diretoria: Francisco Sierra (Espanha) – 1º vice-presidente; Erick Torrico (Bolívia) – 2º Vice-Presidente; Moisés Lemos Martins (Portugal) – ; Luís Albornoz (Espanha) – Diretor Científico; Luís Humberto Marcos (Portugal) – Diretor Institucional, ; e Rodrigo Gomez (Mexico) – Diretor de Relações Interdisciplinares. António Gomez (Bolívia), Gustavo Cimadevilla (Argentina) e Tereza Quirós (Peru) integram o conselho fiscal da Confederação.

Na assembléia de fundação, estiveram presentes: representantes da Federacción Argentina de Carreras de Ciencias de la Comunicación (FADECCOS), Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación (ABOIC), Federação Brasileira de Associacões Científicas e Acadêmicas de Comunicación (SOCICOM) – cuja delegação foi integrada pela INTERCOM, COMPOS, ABRAPCORP, FOLKCOM e SBPJOR -, Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación (AMIC) e Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Também participaram associações internacionais, como a Associação Ibero-Americana de Comunicação (AssIBERCOM), a Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicaión (ALAIC) e a Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (LUSOCOM).




[/lang_pt]