SBPJor participa da primeira audiência sobre Diretrizes

[lang_pt]


 

Na primeira audiência pública da Comissão de Especialistas do Ministério da Educação (MEC) responsável pela revisão das diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, a comunidade acadêmica apresentou suas propostas de mudanças da formação do jornalista e também considerações sobre os desafios a serem enfrentados para alcançá-las. No encontro, realizado em 20 de março, estavam presentes entidades representativas da área, como Fórum dos Professores de Jornalismo, Compós e SBPJor. O presidente da Associação, Carlos Franciscato, destaca como foco principal  da  reunião o perfil e as competências necessárias ao profissional do Jornalismo.

Segundo Franciscato, a partir deste eixo de discussão, inúmeras questões foram levantadas, desde estrutura curricular, relação entre ensino, pesquisa e extensão, mecanismos de avaliação dos cursos e formação dos professores em jornalismo, entre outros. Um dos temas polêmicos surgidos na audiência é se o Jornalismo pode ser considerado um curso autônomo ou deve permanecer como uma habilitação de Comunicação Social. “Aparentemente, não há uma posição resolvida quanto a isso e a Comissão terá o desafio de enfrentar este tema”, afirma Franciscato.

Depois da comunidade acadêmica, nas próximas audiências, entidades de classe, setores produtivos e movimentos sociais terão espaço para se manifestar. “Fizemos a proposta de que, após esta fase de recolhimento de contribuições por meio de audiências públicas, a Comissão apresente à comunidade uma primeira redação das diretrizes curriculares”, diz o presidente da SBPJor. A Comissão então avaliaria estas observações para redigir um documento final a ser enviado ao Conselho Nacional de Educação. A próxima audiência pública será realizada no Recife, no dia 24 de abril. O público-alvo serão representantes do mercado de trabalho do jornalismo.




[/lang_pt]

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.