SBPJor participa da reunião anual da SBPC

Professor Fernando Firmino representa a SBPJor na 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

O professor Fernando Firmino, conselheiro da SBPJor, ministra o WebMiniCurso “Jornalismo Móvel e Mobilidades no campo do Jornalismo”. A atividade integra a programação da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorre online. Firmino destaca que o tema é urgente porque “apresentamos as implicações do trabalho remoto mediado por tecnologias móveis e exploramos o perfil do jornalista com a prática a partir de tecnologias móveis, os formatos que emergem dessa conjuntura e, naturalmente, os dois lados da questão: os potenciais do trabalho em mobilidade e as consequências com possíveis precarizações”. O minicurso está dividido em quatro módulos de 1h30min. No dia de hoje, 10 de dezembro,  às 14h, os inscritos no minicurso poderão acompanhar uma live com o professor Fernando Firmino. 

A SBPJor, ciente da importância dessa temática, apoia o minicurso e destaca a atuação da SBPC no contexto atual, porque enfatizar a importância da ciência é fundamental. A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

 ________________________________________________________________________

Fernando Firmino da Silva é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura – pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). É professor efetivo no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR, cadastrado no CNPq. Conselheiro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor – biênio 2020-2021. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros em coletâneas nacionais e internacionais. É autor do livro “Jornalismo móvel” (editora EDUFBA, 2015), organizador do livro Transmutações no Jornalismo (EDUEPB, 2016) e co-organizador do livro “Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma” (Editora EDUNISC, 2009). Fernando é vencedor do Prêmio Freitas Nobre/INTERCOM nacional 2008 na Categoria Doutorado e de Melhor Tese de Doutorado de 2013 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas – POSCOM/UFBA.