SBPJor participa de evento na África do Sul

[lang_pt]




O presidente da SBPJor, Carlos Franciscato, representou a Associação em dois eventos realizados entre 22 e 24 de junho na África do Sul: “The legal, ethical, economic and socio-cultural challenges to media freedom in South Africa and Brazil” e “1st Brazil/South Africa Journalism Studies Workshop”. Ambos ocorreram através do projeto de cooperação Brazil South Africa Journalism Research Initiative (BSA-JRI). Além de apresentar o estado da pesquisa em jornalismo no Brasil, os eventos foram destinados a montar uma agenda de trabalho entre os dois países.

A B-SA JRI foi fundada em 2009 por pesquisadores em jornalismo no Brasil e na África do Sul. O projeto e cooperação faz parte do acordo de BISA (Brasil-Índia-África do Sul), firmado em 2003, e tem o apoio, no Brasil, do Cnpq, da SBPJor, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM) e da FFederação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM), e, na África do Sul, da Associação Sul-Africana de Comunicação (Sacomm). Alguns dos temas abordados nestes primeiros dois eventos da B-SA JRI foram os desafios para o ensino e a pesquisa jornalísticos no Brasil e na África do Sul, iniciativas para promover bolsas de graduação e pós-grauação em jornalismo bi-nacionais, o papel da mídia e da cidadania em democracias em desenvolvimento dentro do contexto da globalização e da formação nacional.

Segundo Franciscato, este primeiro contato serviu como missão exploratória para localizar pontos em comum que poderão estimular a formação de pesquisas conjuntas entre grupos de pesquisadores dos dois países. A idéia é organizar, no Brasil em 2010, um evento que discuta os estudos em jornalismo sob uma perspectiva Brasil-África do Sul, bem como estimular publicações e trabalhos que articulem pesquisadores e universidades dos dois países.



[/lang_pt]