Nesta quinta-feira (11), a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) marcou presença no primeiro dia do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O evento foi realizado na ESPM-SP, localizada na Rua Álvaro Alvim, em São Paulo.
Uma mesa institucional foi o ponto central das discussões, sob o tema “União de forças: iniciativas pela valorização do jornalismo e em defesa da democracia”. A mesa reuniu representantes de várias entidades importantes para debater temas cruciais, como a importância do jornalismo para a democracia, a valorização do jornalismo, a defesa da liberdade de imprensa e de expressão, o papel do jornalismo no combate à desinformação e a defesa do acesso às informações públicas.
Entre os participantes estiveram Katia Brembatti (Abraji), Victor Henrique Pereira (Aberje), Regina Bucco (Aner) e Dyego Pegorario (Instituto Vladimir Herzog). O pesquisador Felipe Pontes representou a SBPJor remotamente.
A presença da SBPJor, além de várias outras entidades, reforçou a importância de fortalecer o jornalismo em tempos de desafios crescentes para a liberdade de expressão e a circulação de informações verídicas. O congresso se configurou como um espaço fundamental para a troca de ideias e estratégias que visam a valorização da profissão e a proteção dos pilares democráticos.